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Title: O papel do marketing social no setor público: um estudo no CRAS de Ibirarema - SP
Authors: SILVA, Camila Barros da
CLARO, Fernanda Jardim
SOUZA, Luana Giovana de Oliveira
Advisor: FADEL, Valdiza Maria do Nascimento
Other contributor: SANT'ANA, Bruna Elisa Gasparini
type of document: Artigo científico
Keywords: Marketing social;Setor público;Assistência social
Issue Date: 6-Dec-2023
Publisher: 164
Citation: CLARO, Fernanda Jardim et al. O papel do marketing social no setor público: um estudo no CRAS de Ibirarema - SP. Orientador: Valdiza Maria do Nascimento Fadel. 2024. 15 p. Artigo científico (Administração integrado ao ensino médio) - Etec Professor Mário Antonio Verza, Palmital, São Paulo, 2023.
Abstract: As instituições sociais desempenham um papel importante para as pessoas em situação de vulnerabilidade, promovendo melhorias sistêmicas que influenciam positivamente na melhoria da qualidade de vida. Entretanto, a falta de visibilidade na sociedade representa um dos principais desafios por isso, o objetivo geral pretende identificar os aspectos teórico-práticos do marketing social aplicáveis a projetos públicos de cunho social. Baseado neste contexto, foram realizadas pesquisas bibliográficas e investigações na legislação para melhor compreensão acerca da temática, assim como levantamentos de campo, por meio de entrevistas com a equipe gestora do CRAS de Ibirarema – SP e de um formulário on-line direcionado à população do município. Tais encaminhamentos metodológicos permitiram entender a importância do marketing social para a divulgação e fortalecimento da imagem institucional, o que também se aplica as de cunho social. Neste caminho, os meios digitais se apresentaram como estratégias pertinentes de comunicação, sendo o Instagram, uma das ferramentas mais viáveis do ponto de vista prático, posto que, além de não demandar custos diretos também é um aplicativo simples e de fácil atualização.
Social institutions play an important role for people in situations of vulnerability, promoting systemic improvements that positively influence the quality of life. However, the lack of visibility in society represents one of the main challenges. Therefore, the general objective is to identify the theoretical and practical aspects of social marketing applicable to public social projects. Based on this context, bibliographic research and investigations into legislation were conducted for a better understanding of the topic, as well as field surveys through interviews with the management team of CRAS (Social Assistance Reference Center) in Ibirarema, SP, and an online questionnaire directed at the municipality's population. These methodological approaches allowed for understanding the importance of social marketing for the promotion and strengthening of the institutional image, which also applies to social initiatives. In this regard, digital media emerged as pertinent communication strategies, with Instagram being one of the most viable tools from a practical standpoint, as it not only incurs no direct costs but is also a simple and easy-to-update application.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20057
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