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Title: O papel do marketing em organizações sem fins lucrativos: um estudo no projeto Gota Verde de Palmital - SP
Authors: NOGUEIRA, João Henrique
RIGOLETO, Larissa Fernanda de Souza
CARMO, Maria Vitória do
SOUZA, Pamela Vasconcelos de
ROVINA, Rebeca Elias Tanes
Advisor: FADEL, Valdiza Maria do Nascimento
Other contributor: SANT'ANA, Bruna Elisa Gasparini
type of document: Artigo científico
Keywords: Marketing;Associação sem fins lucrativos;Marketing social
Issue Date: 15-Dec-2023
Publisher: 164
Citation: CARMO, Maria Vitória do et al. O papel do marketing em organizações sem fins lucrativos: um estudo no projeto Gota Verde de Palmital - SP. Orientador: Valdiza Maria do Nascimento Fadel. 2024. 17 p. Artigo científico (Administração integrado ao ensino médio) - Etec Professor Mário Antonio Verza, Palmital, São Paulo, 2023.
Abstract: O presente estudo discute a importância do marketing digital para as organizações sem fins lucrativos, com foco no projeto "Gota Verde" atuante na cidade de Palmital - SP. Inicialmente, são explorados os conceitos fundamentais de marketing e marketing social, enfatizando a necessidade de adaptação ao ambiente on-line. Neste contexto, é feita uma breve abordagem acerca da relevância das estratégias de marketing digital, especialmente nas redes sociais, para ampliar o alcance e a visibilidade das instituições sem fins lucrativos. Além disso, são apresentados os desafios enfrentados por ONGs, como a captação de recursos e o fortalecimento da imagem institucional junto a sociedade. Em adição, com base em levantamentos de campo com a gestão da instituição e sociedade, como resultado foi elaborado um plano de marketing institucional, que contempla estratégias de divulgação alinhadas as demandas locais, incluindo um site. Ademais, as propostas globais deste estudo foram apresentadas para os gestores da organização em questão, ficando disponíveis para implementação e melhorias futuras.
This study discusses the importance of digital marketing for non-profit organizations, focusing on the "Gota Verde" project active in the city of Palmital - SP. Initially, the fundamental concepts of marketing and social marketing are explored, emphasizing the need to adapt to the online environment. In this context, a brief approach is made regarding the relevance of digital marketing strategies, especially on social networks, to expand the reach and visibility of non-profit institutions. Additionally, the challenges faced by NGOs, such as resource mobilization and strengthening the institutional image within society, are presented. Based on field surveys with the institution's management and society, an institutional marketing plan was developed as a result, which includes publicity strategies aligned with local demands, including a website. Moreover, the global proposals of this study were presented to the organization's managers, making them available for future implementation and improvements.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20056
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