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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19990
Title: | Tensoativos naturais |
Authors: | BENEDETTI, Ana Natalina FERREIRA, Edite Yoko Shiba |
Advisor: | ITO, Rosilene Kinue |
Other contributor: | LIMA, Gabriele Wander Ruas de ANDRADE, Jony |
type of document: | Artigo científico |
Keywords: | Tensoativos;Xampu;Qualidade da produção - certificação |
Issue Date: | 21-Jun-2023 |
Publisher: | 217 |
Citation: | BENEDETTI, Ana Natalina; FERREIRA, Edite Yoko Shiba. Tensoativos naturais, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Cosméticos) - Faculdade de Tecnologia de Diadema "Luigi Papaiz", Diadema, 2023. |
Abstract: | Introdução: Grande parte dos shampoos líquidos produzidos e comercializados no Brasil
possuem em sua formulação tensoativos sintéticos. Os tensoativos utilizados para a limpeza dos
cabelos oferecem ao público consumidor critérios de escolha como poder de espumação,
remoção da sujidade, além de precisar conferir baixa irritabilidade ao couro cabeludo. Nos dias
atuais existe a preocupação com o meio ambiente, e a procura por produtos de origem natural
tem se acentuado no mercado consumidor. Essa nova visão se reflete na preferência do
consumidor, que procura por produtos cosméticos de origem natural, com a intenção de promover
mais saúde e bem-estar, além de se engajar no pensamento de preservação da natureza. A
colocação de selos de certificação nos rótulos das embalagens de shampoos líquidos, que
possuem na sua formulação tensoativos naturais, tem a finalidade de comprovar a idoneidade
dos processos da cadeia de produção. Os selos de certificação são concedidos por agências
certificadoras que seguem regras específicas, entre elas, quanto a sustentabilidade ambiental.
Objetivo: Analisar rótulos de shampoos líquidos naturais. Material e métodos: Foram
analisados rótulos de shampoos líquidos naturais, comercializados no mercado brasileiro, obtidos
por pesquisa no Google (empresa multinacional de serviços online). Resultados: Não obstante,
todos os dezenove produtos analisados apresentarem tensoativos naturais em sua formulação,
apenas oito apresentaram selos de Certificadoras. Conclusão: Os resultados obtidos
demonstram que a maior parte das empresas de produtos cosméticos, especificamente de
shampoos líquidos, ainda que utilizem tensoativos naturais em sua formulação, não possuem a
confirmação de sua idoneidade conferida através de selos de certificação para produtos naturais,
como garantia para o público consumidor que aprecia o segmento natural e de sustentabilidade
ambiental. Introduction: Most of the liquid shampoos produced and marketed in Brazil have synthetic surfactants in their formulation. The surfactants used to clean the hair offer seals low irritability to the scalp. Nowadays there is concern for environment, and the demand for products of natural origin has increase in the consumer market. This new vision is reflected in the preference of the consumer public to look for cosmetic products of natural origin, with the aim of seeking more health and well-being, in addition to preserving nature. The placement of certification seals on the labels of liquid shampoo packages that have natural surfactants in their formulation is intended to prove the suit of the processes in the production chain. Certification seals are awarded by certifying agencies, which follow specific rules, including environmental sustainability. Objective: Analyze labels of natural liquid shampoos. Material and methods: Labels of natural liquid shampoos, commercialized in the Brazilian market, obtained by Google search (multinational company of online services) were analyzed. Results: Nevertheless, all nineteen products analyzed present natural surfactant in their formulation, only eight present seals from Certifiers. Conclusion: The results obtained show that most cosmetic product companies, specifically liquid shampoos, although they use natural surfactants in their formulation, do not have confirmation of their suitability conferred through certification seals for natural cosmetic products, as a guarantee for the consumer public that appreciates the natural segment and environmental sustainability. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19990 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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