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dc.contributor.advisorRAMOS, Joseane Feuzicaua-
dc.contributor.authorMARCONDES, Kauane Antunes-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Laisla Stephanie de-
dc.contributor.authorAGUIAR, Laura Prestes-
dc.contributor.authorCLAUDIO, Lavínia Dias-
dc.date.accessioned2024-06-13T19:56:21Z-
dc.date.available2024-06-13T19:56:21Z-
dc.date.issued2023-12-07-
dc.identifier.citationMARCONDES, Kauane Antunes; OLIVEIRA, Laisla Stephanie de; AGUIAR, Laura Prestes; CLAUDIO, Lavínia Dias. O marketing verde no meio organizacional – Aplicação real ou cortina de fumaça?, 2023. Trabalho de conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) - ETEC Darcy Pereira de Moraes, Itapetininga, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19843-
dc.description.abstractCom o atual cenário global direcionado à preocupação ambiental, as empresas passaram a desenvolver estratégias da imagem da marca para suprir essa necessidade e, acima de tudo, obter lucro a partir de tal. O presente trabalho tem como objetivo analisar e refletir sobre um aspecto particular da implementação do Greenwashing, isto é, seu propósito como uma ferramenta das corporações para atrair consumidores, manipulando informações sobre seu compromisso ambiental, utilizando como base o marketing empresarial. Diante disso, evidencia-se que os consumidores muitas vezes têm dificuldade em distinguir empresas genuinamente responsáveis, o que destaca a sustentabilidade como um fator de competitividade no mercado e promove o "Greenwashing", através de alegações falsas de responsabilidade ecológica e propaganda persuasiva, como parte da adaptação mercadológica devido à crescente demanda por empresas associadas à causa ambiental. Para tanto, identifica-se, também, uma abordagem exemplificativa sobre o caso da empresa Monsanto para que, dessa forma, haja uma compreensão da realidade por trás da aplicação e dos efeitos negativos no meio socioambiental ocasionados pelo marketing verde ilusório. PALAVRAS-CHAVE: imagem da marca; sustentabilidade; greenwashing.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT With the current global scenario focused on environmental concerns, companies have started to develop brand image strategies to meet this need and, above all, make a profit from it. This paper aims to analyze and reflect on a particular aspect of the implementation of Greenwashing, that is, its purpose as a tool for corporations to attract consumers by manipulating information about their environmental commitment, using corporate marketing as a basis. This highlights sustainability as a competitive factor in the market and promotes "Greenwashing", through false claims of ecological responsibility and persuasive advertising, as part of the market adaptation due to the growing demand for companies associated with the environmental cause. To this end, an exemplary approach to the case of Monsanto is also identified, so that there is an understanding of the reality behind the application and negative effects on the socio-environmental environment caused by illusory green marketing. KEYWORDS: brand image; sustainability; greenwashing.-
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher261pt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleO marketing verde no meio organizacional – Aplicação real ou cortina de fumaça?pt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
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