Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19433
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RAMO, Tânia | - |
dc.contributor.author | ARAÚJO, Camilly Rocha de | - |
dc.contributor.author | DÁCIO, Leticia Maria | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Yasmim Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-04T20:32:54Z | - |
dc.date.available | 2024-06-04T20:32:54Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-01 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, C. R; DÁCIO, L. M; SANTOS, Y. S. Manifesto antropofágico. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Ensino Médio com habilitação profissional modelagem do Vestuário) – Escola Técnica Estadual de Tiquatira, São Paulo, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19433 | - |
dc.description.abstract | O manifesto antropofágico foi uma espécie de manifestação cultural e artística, fundada e teorizada pelo poeta paulista Oswald de Andrade e a pintora Tarsila do Amaral, que ocorreu durante a primeira fase do Modernismo no Brasil, na década de 1920. Por conta disso, ele é considerado uma das vanguardas desse período que tinha por principal escopo engolir a cultura estrangeira e manifestar inferências europeias e americanas. O objetivo central do trabalho é abordar e analisar o enfraquecimento do estrangeirismo e a valorização pela busca de elementos para a construção de uma arte verdadeiramente brasileira por meio de uma coleção de moda. A proposta da antropofagia cultural de Oswald de Andrade promovia o canibalismo da cultura estrangeira. Essa metáfora simbolizava que a influência cultural de outros países deveria ser devorada e assimilada. Assim, a arte brasileira contaria com esses elementos, ressurgindo não como um reflexo cultural externo, mas como uma identidade brasileira multicultural e original. Dessa forma, Oswald de Andrade demonstrou que o Brasil conseguia se reinventar e criar, devorando a cultura externa e a transformando em uma arte brasileira criativa e original. | pt_BR |
dc.description.abstract | The anthropophagic manifesto was a kind of cultural and artistic manifestation, founded and theorized by the São Paulo poet Oswald de Andrade and the painter Tarsila do Amaral, which occurred during the first phase of Modernism in Brazil, in the 1920s. considered one of the avant-garde of that period whose main scope was to swallow foreign culture and manifest European and American inferences. The main objective of the work is to approach and analyze the weakening of foreignism and the valorization by the search for elements for the construction of a truly Brazilian art through a fashion collection. Oswald de Andrade's proposal for cultural anthropophagy promoted the cannibalism of foreign culture. This metaphor symbolized that the cultural influence of other countries should be devoured and assimilated. Thus, Brazilian art would have these elements, reappearing not as an external cultural reflex, but as a multicultural and original Brazilian identity. In this way, Oswald de Andrade demonstrated that Brazil was able to reinvent itself and create, devouring foreign culture and transforming it into a creative and original Brazilian art. | - |
dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Modelagem de Vestuário | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 208 | pt_BR |
dc.subject | Moda | pt_BR |
dc.subject | Artes | pt_BR |
dc.subject.other | Produção Cultural e Design | pt_BR |
dc.title | Manifesto antropofágico | pt_BR |
dc.type | Portfólio / Webfólio | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
modelagem_do_vestuário_2020_2_camilly_rocha_manifesto_antropofagico.pdf Restricted Access | 3.75 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.