Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19074
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVOTTO FILHO, Rodolfo-
dc.contributor.authorSANTOS, Luis Felipe Alves dos-
dc.contributor.authorSILVA, Paulo Cezar da Cruz-
dc.contributor.authorSILVA, Vinicius Lucca Batista Tavares-
dc.contributor.authorSOUZA, Davi Miranda de-
dc.contributor.authorTORRES, Maria Izadora Filocri Martins-
dc.contributor.otherOLIVEIRA, Carlindo Baetâ de-
dc.contributor.otherSOUSA, Francalino Antônio-
dc.date.accessioned2024-05-23T20:40:57Z-
dc.date.available2024-05-23T20:40:57Z-
dc.date.issued2023-12-02-
dc.identifier.citationSOUZA, Davi Miranda de; SANTOS, Luiz Felipe Alves dos; TORRES, Maria Izadora Filocri Martins; SILVA, Paulo Cezar da Cruz; SILVA, Vinícius Lucca Batista Tavares. Glassy: suporte para literatura em vestibulares, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Desenvolvimento de Sistemas) Etec de Taboão da Serra, Taboão da Serra – SP, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19074-
dc.description.abstractAo analisar demandas de estudantes em período de vestibular, percebe-se uma dificuldade no campo da literatura, tanto na parte de leitura, quanto de interpretação. Apesar de pesquisas recentes indicarem que jovens hoje leem mais que adultos, a média de leitura ainda está muito abaixo do padrão mundial e do que seria considerado decente para uma performance satisfatória em questões e atividades literárias cobradas nos vestibulares e concursos. Além dos fatos supracitados sobre a leitura, ainda existe o quesito interpretação, que exige ainda mais esforço e dedicação do estudante e é um campo que está ainda mais defasado que o hábito de leitura no Brasil contemporâneo. Sendo assim, tendo em vista as problemáticas e demandas apresentadas, o projeto “Glassy” tem como principal objetivo auxiliar os usuários (sendo o público-alvo os vestibulandos e estudantes) a estudarem especificamente para o campo da literatura cobrada nos vestibulares, área essencial para adentrar em diversas universidades prestigiadas, como USP (Universidade de São Paulo) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Tal auxílio virá através de um site, que disponibilizará conteúdos e recursos de qualidade e com fácil acesso e uso, sendo esses, PDF’s de livros recorrentes em vestibulares; resumos, análises e explicações deles; cronograma de leitura e disponibilização de exercícios de literatura cobrados nos últimos vestibulares. Palavras-chave: Literatura. Livros. Vestibular. Estudospt_BR
dc.description.abstractWhen analyzing the demands of students during the university entrance exam, a difficulty can be seen in the field of literature, both in terms of reading and interpretation. Although recent research indicates that young people today read more than adults, the reading average is still far below the global standard and what would be considered decent for a satisfactory performance in literary questions and activities required in entrance exams and competitions. In addition to the facts about reading, there is still the issue of interpretation, which requires even more effort and dedication from the student and is a field that is even more outdated than the reading habit in contemporary Brazil. Therefore, in view of the problems and demands presented, the “Glassy” project's main objective is to help users (the target audience being entrance exam candidates and students) to study specifically in the field of literature required in entrance exams, an essential area for enter several prestigious universities, such as USP (University of Sao Paulo) and Unicamp (Campinas State University). This assistance will come through a website, which will provide quality content and resources that are easy to access and use, including: providing PDFs of books that appear in entrance exams; summaries, analyzes and explanations thereof; reading schedule and availability of literature exercises charged in the last entrance exams. Keywords: Literature. Books. Exam. Studiespt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher293pt_BR
dc.subjectaplicativos móveispt_BR
dc.subjectLivrospt_BR
dc.subjectVestibularpt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleGassy: suporte para literatura em vestibularespt_BR
dc.title.alternativeGassy: support for literature in entrance examspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Glassy - Auxílio para literatura em vestibulares.pdf
  Restricted Access
2.46 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.