Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18920
Title: O poder devastador do consumismo
Other Titles: The devastating power of consumerism
Authors: SANTOS, Ailton Junio Ribeiro dos
MADUREIRA, Ana Cristina Jorge
MELLO, Daiane Cristina Santos de
FELTRIN, Emily Cícero
Advisor: HIROSE, Rafael Fedichima
Other contributor: SANTOS, Lucas Rafael Passete dos
HIROSE, Rafael Fedichima
LOPES, Vivien dos Santos Carneiro
type of document: Monografia
Keywords: Consumismo;Sociedade;Economia;Consumo
Issue Date: Dec-2022
Publisher: 138
Citation: SANTOS, Ailton Junio Ribeiro dos; MADUREIRA, Ana Cristina Jorge; MELLO, Daiane Cristina Santos de; FELTRIN, Emily Cícero, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Comércio) - ETEC Professor Armando José Farinazzo, Fernandópolis, 2022.
Abstract: O presente artigo aborda o consumismo como o grande responsável por devastar a sociedade, a economia e o meio ambiente. Consumo é quando compramos ou adquirimos produtos e serviços, os quais são necessários para a nossa sobrevivência como por exemplo o arroz, feijão, água, energia elétrica e internet dentre outros. Já o consumismo é quando compramos ou adquirimos produtos e serviços que não são necessários para nossa sobrevivência tendo por exemplo comprar um carro de luxo ou realizar viagens. Com a revolução industrial, o consumismo se espalhou mundialmente, mas foi a partir da década de 1990, com junção do marketing e do mercado, o qual contava com inúmeros produtos e serviços disponíveis que o consumismo se consolidou, fazendo, a partir de então, que indivíduos comprassem cada vez mais. Nota-se, desta forma, que tal aumento se deve à necessidade de satisfazer desejos motivados por escolhas pessoais ou influências das mídias, seja para impressionar nas redes sociais ou a um grupo determinado de amigos. Além disso, o consumismo também é responsável pela degradação do meio ambiente pois as matérias primas são retiradas da natureza como se nunca fossem se esgotar, nesta ordem encontram-se outros setores que sofrem com o consumismo, como a economia, pois ao consumir de maneira exagerada alguns indivíduos se descontrolam e acabam se endividando, comprometendo desde a necessidade básica, quanto à saúde física e mental. Um outro setor que tem sucumbido aos efeitos do consumismo é a sociedade, que devido às propagandas aliadas ao neuro marketing e às redes sociais acabam por desenvolver o vício pelas compras, também conhecido de oniomania que é quando o indivíduo se sente ansioso, obsessivo, depressivo e estes sintomas desaparecem apenas quando realiza a compra. Para que problemas como estes, que afetam a economia, sociedade e meio ambiente, seja amenizado, é necessário que seja desenvolvido o desejo pelo consumo consciente que é quando o indivíduo passa a questionar a origem do produto, a durabilidade e a necessidade de compra do mesmo.
This article will address consumerism as the great responsible for devastating society, the economy, and the environment. Consumption is when we buy or purchase products and services, which are necessary for our survival, such as rice, beans, water, electricity, and the Internet among others. Consumerism is when we buy or purchase products and services that are not necessary for our survival having for example buy a luxury car or make trips. With the industrial revolution, consumerism spread worldwide, but it was from the 1990s, with the combination of marketing with the market, which had numerous products and services available that consumerism consolidated, making individuals buy more and more from then on. It is noted, in this way, that this increase is due to the need to satisfy desires motivated by personal choices or influences of the media, whether to impress on social networks or a certain group of friends. In addition, consumerism is also responsible for the degradation of the environment because the raw materials are removed from nature as if it were never exhausted, in this order there are other sectors that suffer from consumerism, such as the economy, because by over-consuming some individuals get out of control and end up in debt, compromising from the basic need, regarding physical and mental health. Another sector that has succumbed to the effects of consumerism is society, which due to advertisements allied to neuro marketing and social networks end up developing the addiction to shopping, also known as oniomania that is when the individual feels anxious, obsessive, depressive and these symptoms disappear only when making the purchase. For problems such as these, which affect the economy, society, and the environment, to be mitigated, it is necessary to develop the desire for conscious consumption that is when the individual begins to question the origin of the product, the durability, and the need to purchase it.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18920
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
5.1 - TCC Comércio - O poder devastador do consumismo.pdf181.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.