Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18879
Title: A utilização da psicologia das cores como estímulo na aprendizagem nas salas da Etec de São Sebastião.
Other Titles: The use of color psychology as a stimulus in learning in the rooms of Etec de São Sebastião.
Authors: MELO, Agatha Camile Rodrigues de
COSTA, Daniele de Jesus
LIMA, Gabrielly Silva
Advisor: PANTOJO, Patrícia Carbonari
SOUZA, Douglas Martins de
type of document: Artigo científico
Keywords: Psicologia;Ambiente escolar;Ensino e aprendizagem;Ferramentas
Issue Date: Dec-2023
Publisher: 188
Citation: MELO, Agatha Camile Rodrigues de; COSTA, Daniele de Jesus; LIMA, Gabrielly Silva; PANTOJO, Patrícia Carbonari; SOUZA, Douglas Martins de. A utilização da psicologia das cores como estímulo na aprendizagem nas salas da Etec de São Sebastião. 2023. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Administração) - Escola Técnica de São Sebastião, São Sebastião, 2023.
Abstract: Estudos apontam que as cores exercem forte influência no comportamento humano. Destes estudos, surgiu uma linha de pesquisa que deu origem à psicologia das cores. A partir disso, observou-se que ela poderia ser usada como ferramenta. Pensando nisso, este projeto foi desenvolvido para ajudar os alunos da ETEC de São Sebastião a absorver conhecimento de forma mais harmônica e criativa, usando cores específicas para introduzir sentimentos e sensações de forma inconsciente nos estudantes, visando uma melhoria no desempenho escolar. Com base nas pesquisas feitas com o corpo discente que já utilizou a sala regular e a sala MAKER (espaço desenvolvido para a produção de projetos, desde a sua origem no papel até a sua prática). Neste espaço, as cores utilizadas propõem um ambiente criativo, transformando-o em um local de aprendizado dinâmico, facilitando assim, a fluidez das ideias e desenvolvimento de novos projetos. Foi feita uma pesquisa de campo por meio de perguntas e questionamentos aos alunos da ETEC que utilizaram ambas as salas, com o objetivo de saber se a diferença das salas é perceptível. Ao analisar os resultados, foi descoberto que os alunos se sentem mais motivados e têm uma melhor concentração nas aulas permitindo uma adaptação e entrosamento nas relações no ambiente escolar. A principal proposta desse artigo é oferecer uma cartilha de cores para a instituição escolar, e a partir disso desenvolver um projeto relacionado a mudança de cores nas salas de aulas, com o intuito de estimular o aprendizado.
Studies show that colors have a strong influence on human behavior. From these studies, a line of research emerged that gave rise to color psychology. Through this, it was observed that they could be used as a tool. Keeping this in mind, this project was developed to help students at ETEC in São Sebastião to absorb knowledge in a more harmonious and creative way, using specific colors to introduce feelings and sensations unconsciously into these students, aiming to improve school performance. Based on a research carried out with the student body who have already used the regular room and the MAKER room (a space developed for the production of projects, from their origin on paper until their final result). In this space, the colors used promote a creative environment, transforming it into a place for dynamic learning, thus facilitating the fluidity of ideas and the development of new projects. A field survey was carried out through questions and questions to ETEC students who used both rooms, with the aim of finding out if the difference between the rooms is noticeable. When analyzing the results, it was discovered that students feel more motivated and have better concentration in classes, allowing an increase in adaptation and integration in relationships in the school environment. The main proposal of this paper is to offer a color guide for the school institution, and from this on to develop a project related to changing the colors in the classroom environment, with the aim of stimulating learning.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18879
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.