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Title: Marketing de relacionamento para microempresas.
Other Titles: Relationship marketing for microenterprises.
Authors: CASTRO, Isabel da Silva
SILVA, Marcos Gabriel Rodrigues da
Advisor: ALMEIDA, Alessandra Gomes de Amorim
type of document: Artigo científico
Keywords: Marketing de relacionamento;Microempresas;Empreendedor;Marketing (ferramentas)
Issue Date: Dec-2023
Publisher: 188
Citation: CASTRO, Isabel da Silva; SILVA, Marcos Gabriel Rodrigues da; ALMEIDA, Alessandra Gomes de Amorim. Marketing de relacionamento para microempresas. 2023. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Marketing) - Escola Técnica de São Sebastião, São Sebastião, 2023.
Abstract: Este trabalho fala sobre a aplicação do marketing de relacionamento em microempresas e seus benefícios e desafios. Foi realizado um trabalho de pesquisa com microempreendedores na cidade de São Sebastião, localizada no litoral norte de São Paulo e após essa pesquisa, foi descoberto que poucos empresários da cidade sabem do que se trata o marketing de relacionamento e não compreendem os riscos inseridos de não usar essa estratégia em suas empresas. Os benefícios de fidelizar os clientes, além dos possíveis problemas que essa ação pode causar, como um possível gasto fora do orçamento da empresa. Para auxiliar esses empreendedores, foi desenvolvido um site informativo chamado “Marketing de Relacionamento para Microempreendedores”, com o objetivo principal de orientar microempresários sobre estratégias e evidenciar os principais benefícios no qual uma boa relação com seus clientes poderia trazer para a sua marca.
This work talks about the application of relationship marketing in micro enterprises and its benefits and challenges. Research work was carried out with microentrepreneurs in the city of São Sebastião, located on the north coast of São Paulo and after this research, it was discovered that few entrepreneurs in the city know what relationship marketing is about and do not understand the risks involved i n not use this strategy in your companies. The benefits of gaining customer loyalty, in addition to the possible problems that this action can cause, such as possible expenditure outside the company's budget. To help these entrepreneurs, an informative web site called “Relationship Marketing for Microentrepreneurs” was developed, with the main objective of guiding microentrepreneurs on strategies and highlighting the main benefits that a good relationship with their customers could bring to their brand.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18462
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