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Title: Estudo de Viabilidade lab to learn simulações em realidade virtual
Authors: INOCÊNCIO, Amanda Aparecida Silva
CORREIA, Ana Lúcia Nogueira Lourenço
OLIVEIRA, Daniela Maria Fernandes de
FERNADES, Nicoly Ribeiro
COSTA, Vitória Fernanda Assunção da
Advisor: SPALDING, Marcos
type of document: Plano de Negócios
Keywords: Educação;Ensino médio;Inovação;Investimentos
Issue Date: 5-Dec-2022
Publisher: 106
Citation: INOCÊNCIO, Amanda Aparecida Silva, CORRÊA, Ana Lúcia Nogueira Lourenço, OLIVEIRA, Daniela Maria Fernandes de, FERNANDES, Nicoly Ribeiro, COSTA, Vitória Fernanda Assunção da. Estudo de Viabilidade Lab to learn – simulações em realidade virtual, 2022. Plano de negócios (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial). Faculdade de Tecnologia Prof João Mod. Guaratinguetá, 2022.
Abstract: O presente estudo tem como objetivo a elaboração de um plano de negócios que permita a aplicabilidade na empresa Lab to Learn, visando tornar viável a abertura da empresa, além de atrair investimentos para execução das estratégias traçadas pela equipe gestora. A empresa brasileira, com sede na cidade de São Paulo (SP), tem como atividade o desenvolvimento de Simulações em Realidade Virtual (SRV), utilizando como principal recurso os Óculos de Realidade Virtual (ORV) em aulas interativas como complemento tecnológico no ensino de disciplinas do Novo Ensino Médio brasileiro (que passou a ser obrigatório no ano de 2022) em todas as escolas do país, para criar diferencial competitivo aos seus clientes, instituições de ensino da rede privada. A Lab to Learn pretende oferecer aos usuários novas tecnologias para o ensino, com aulas mais atrativas, dinâmicas e interativas, seguindo sempre as diretrizes previstas na Base Nacional Comum Curricular. Foram identificados, através da realização de pesquisa primária com alunos de escolas particulares do Estado de São Paulo, os desejos e necessidades desses jovens com relação a inovação nos sistemas atuais de ensino. As metodologias utilizadas foram pesquisas bibliográfica, artigos e publicações digitais e em sites especializados em educação e tecnologia, coleta de dados com pesquisa quantitativa para verificar a usabilidade do projeto e qualitativa através de entrevistas com professores e gestores de escolas, além de profissionais da área de Tecnologia da Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o que possibilitou a elaboração da matriz SWOT e dos cenários projetados para os três primeiros anos da empresa. No desenvolvimento do projeto, com a ajuda das análises mercadológicas e financeiras, e dos conteúdos apresentados nas disciplinas de Análise de Investimentos, Comunicação Empresarial, Desenvolvimento de Negócios, Negócios Internacionais, Planejamento e Gestão Estratégica, a empresa buscou apresentar os resultados para justificar sua viabilidade e implantação, com retorno satisfatório aos investidores.The present study aims to develop a business plan that allows the applicability in the Lab to Learn company, in order to make the opening of the company feasible, and to attract investments for the execution of the strategies outlined by the management team. The brazilian company, based in São Paulo (SP), will develop Virtual Reality Simulations (VRS), using Virtual Reality Glasses (VRG) as the main resource, in interactive classes as a technological complement for teaching subjects of the New Brazilian High School (which became mandatory in 2022) in all schools in the country, to create a competitive advantage for its customers, private educational institutions. Lab to Learn intends to offer users new technologies for teaching, with more attractive, dynamic, and interactive classes, always following the guidelines set forth in the Common National Curricular Base. Were identified, through primary research with students from private schools in the state of São Paulo, the desires and needs of these young people regarding innovation in the current education systems. The methodologies used were bibliographic research, articles and digital publications and in websites specialized in education and technology, data collection with quantitative research to verify the usability of the project and qualitative through interviews with teachers and school managers, as well as professionals in the areas of Information Technology and Systems Analysis and Development, which enabled the preparation of the SWOT matrix and the scenarios projected for the first three years of the company. In the development of the project, with the help of market and financial analyses, and of the content presented in the courses of Investment Analysis, Business Communication, Business Development, International Business, Planning and Strategic Management, the company sought to present the results to justify its viability and implementation, with a satisfactory return to investors.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18286
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