Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1826
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SPIGOLON, Ana Lúcia | pt.br |
dc.contributor.author | SCHIOLIN, Fabiana Cristina | |
dc.date.accessioned | 2017-11-20T16:42:46Z | |
dc.date.available | 2017-11-20T16:42:46Z | |
dc.date.issued | 2007-12-01 | |
dc.identifier.citation | SCHIOLIN, Fabiana Cristina. Inclusão digital na terceira idade, 2007. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Processamento de dados) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2007 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1826 | |
dc.description.abstract | No mundo todo houve um aumento significativo do número de pessoas da chamada Terceira Idade, isso porque a perspectiva de vida aumentou muito. Atualmente pode-se levar uma vida mais ativa e saudável, fazendo com que a longevidade seja alcançada com maior facilidade. Este trabalho tem como objetivo mostrar como é trabalhada a inclusão digital na Terceira Idade, também conhecida como a Melhor Idade. Em decorrência da evolução tecnológica acelerada há necessidade de se fazer a inclusão digital dessas pessoas que, quando eram jovens não havia essa necessidade e acesso tão fácil a um computador como nos dias atuais, isso os tornou analfabetos digitais. Essas pessoas estão a cada dia que passa, procurando acabar com esse analfabetismo digital através de cursos de informática, cursos esses que devem atender a alguns quesitos básicos para poder fornecer um conhecimento satisfatório a esses novos alunos. Este trabalho vem, justamente, abordar breves conceitos como “Terceira Idade” e “Inclusão Digital”, também sobre a importância da Inclusão Digital para a Terceira Idade abordando, ainda, resultados de uma pesquisa realizada com alunos da Terceira Idade que freqüentam as aulas do Telecentro de Limeira. Abordando as dificuldades apresentadas durante um curso de informática e cuidados que os instrutores devem ter para ensinarem informática para as pessoas na Terceira Idade diminuindo, assim, as dificuldades encontradas, e relataremos alguns depoimentos de alunos que já concluíram o curso de informática. A metodologia empregada foi a de estudo de caso. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o de um roteiro de entrevista estruturada. A análise dos dados se deu sob o método explorativo dos resultados obtidos através da entrevista, a fim de relacionar o problema de pesquisa abordando com a situação atual das pessoas da Terceira Idade com relação à informática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | 004 | pt_BR |
dc.subject | Inclusão digital | pt_BR |
dc.subject.other | Informação e Comunicação | |
dc.title | Inclusão digital na terceira idade | pt_BR |
dc.title.alternative | Digital inclusion in the elderly | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20072S_SCHIOLINFabianaCristina_TCCPD08400001.pdf Restricted Access | 32.45 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.