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dc.contributor.advisorSPIGOLON, Ana Lúciapt.br
dc.contributor.authorSCHIOLIN, Fabiana Cristina
dc.date.accessioned2017-11-20T16:42:46Z
dc.date.available2017-11-20T16:42:46Z
dc.date.issued2007-12-01
dc.identifier.citationSCHIOLIN, Fabiana Cristina. Inclusão digital na terceira idade, 2007. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Processamento de dados) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1826
dc.description.abstractNo mundo todo houve um aumento significativo do número de pessoas da chamada Terceira Idade, isso porque a perspectiva de vida aumentou muito. Atualmente pode-se levar uma vida mais ativa e saudável, fazendo com que a longevidade seja alcançada com maior facilidade. Este trabalho tem como objetivo mostrar como é trabalhada a inclusão digital na Terceira Idade, também conhecida como a Melhor Idade. Em decorrência da evolução tecnológica acelerada há necessidade de se fazer a inclusão digital dessas pessoas que, quando eram jovens não havia essa necessidade e acesso tão fácil a um computador como nos dias atuais, isso os tornou analfabetos digitais. Essas pessoas estão a cada dia que passa, procurando acabar com esse analfabetismo digital através de cursos de informática, cursos esses que devem atender a alguns quesitos básicos para poder fornecer um conhecimento satisfatório a esses novos alunos. Este trabalho vem, justamente, abordar breves conceitos como “Terceira Idade” e “Inclusão Digital”, também sobre a importância da Inclusão Digital para a Terceira Idade abordando, ainda, resultados de uma pesquisa realizada com alunos da Terceira Idade que freqüentam as aulas do Telecentro de Limeira. Abordando as dificuldades apresentadas durante um curso de informática e cuidados que os instrutores devem ter para ensinarem informática para as pessoas na Terceira Idade diminuindo, assim, as dificuldades encontradas, e relataremos alguns depoimentos de alunos que já concluíram o curso de informática. A metodologia empregada foi a de estudo de caso. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o de um roteiro de entrevista estruturada. A análise dos dados se deu sob o método explorativo dos resultados obtidos através da entrevista, a fim de relacionar o problema de pesquisa abordando com a situação atual das pessoas da Terceira Idade com relação à informática.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Processamento de Dadospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicação
dc.titleInclusão digital na terceira idadept_BR
dc.title.alternativeDigital inclusion in the elderlypt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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