Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17989
Title: | A logística como estratégia de Internacionalização |
Authors: | BARBOSA, Andriele JULIA, Carla GONÇALVES, Dayane GONÇALVES, Danyele SILVA, Jakeline MENESCAL, Juliana YASMIN, Laleska PINHEIRO, Tayná |
Advisor: | LUGOBONI, Leonardo Fabris |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Logística;Internacionalização de empresas |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | 166 |
Citation: | BARBOSA, Andriele; JULIA, Carla; GONÇALVES, Dayane; GONÇALVES, Danyele; SILVA, Jakeline; MENESCAL, Juliana; YASMIN, Laleska; PINHEIRO, Tayná. A logística como estratégia de Internacionalização. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Logística) - Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, Diadema, 2012 |
Abstract: | A globalização e os mercados internacionais configuram-se num desafio para as empresas brasileiras. Se internacionalizar, é uma postura empresarial e uma alternativa estratégica de desenvolvimento que propicia uma dimensão global à empresa, que ganha competitividade e estímulos para se tornar mais eficiente.
A logística pode e deve ser utilizada, no contexto dos processos de internacionalização, de forma coerente com as metas da empresa em termos de competitividade, tornando-se assim, o ponto forte na estratégia para vencer a acirrada concorrência internacional.
Com base nas teorias de internacionalização de empresas brasileiras analisa-se o sucesso e a vantagem competitiva que estas obtêm diante das que não se internacionalizaram. Apesar de todo o processo ser muito árduo e apresentar diversas barreiras devido à falta de investimento em infraestrutura no Brasil o que dificulta a inserção de nossos produtos no exterior, e de barreiras protecionistas aplicadas pelos diversos governos, taxando a entrada de produtos estrangeiros em seus mercados, o que causa uma concorrência desleal.
Essa pesquisa que tem como foco o estudo da logística como estratégia para a internacionalização das empresas brasileiras onde se avaliou cinco multinacionais de diferentes segmentos, sendo três delas do ranking realizado pelo Instituto Fundação Dom Cabral. O método utilizado para esta pesquisa foi através de um questionário com 18 questões enviadas e respondidas via e-mail.
O estudo sugere que o processo de internacionalização deve estar pautado na decisão estratégica da empresa para se manter ativo no mercado globalizado e competitivo, neste caso, um investimento no exterior propicia uma melhoria da qualidade ou até mesmo da obtenção de certificações, para atender o mercado externo, entretanto é necessário superar algumas barreiras, como ações governamentais, leis vigentes e localização geográfica. International markets and Globalization have become a challenge for Brazilians companies. Internationalizing is a business attitude and a strategic choice to a company’s progress because it offers a global dimension to the company, which gains competitiveness and stimuli to become more efficient. The logistic should be used, in the internationalization process, like a kind of competitiveness according to the company goals, becoming a company’s strengthand a strategy to be successful in the international market competition. Based on the Internationalization theories of Brazilian companies the success and the competitive advantage that it obtains against the ones that were not internationalized are analyzed. Although all the processes are very hard and show several barriers due to the lack of investment in infrastructure in Brazil, this way difficulties of exporting our products to different countries increase and protectionist barriers applied from the several governments, over taxing the entry of foreign products in their markets, which causes an unfair competition. This research that studies the logistic as internationalization strategies to Brazilians companies evaluated five multinational companies with different segments, and three of them was realized by Institute Fundação Dom Cabral. The method used was through the questionnaire with 18 questions sent and received through the email. The study suggests that the process of internationalization needs to be lined on the strategic decision of the company to keep active on the globalized and competitive market; in this case, an investment abroad brings an improving or even the acquisition of certifications, to enter the foreign market, however it is necessary to overcome some barriers, such as government actions, laws and geographic location. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17989 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
logistica_2012_andriele_barbosa_a_logistica_como_estrategia_para_internacionalizaçao.pdf | 369.79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.