Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17692
Title: Posicionamento estratégico e composto de marketing: o caso de sucesso da cacau show
Other Titles: Strategic positioning and marketing compound: the cacau show success story
Authors: AOYAGUI, Jessika Harumi Pranches
Advisor: FAVORETTO, José Ricardo
type of document: Monografia
Keywords: Marketing;Chocolate
Issue Date: Jun-2013
Publisher: 131
Citation: AOYAGUI, Jessika Harumi Pranches. Posicionamento estratégico e composto de marketing: o caso de sucesso da cacau show. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia de Itapetininga “Professor Antonio Belizandro Barbosa Rezende”, Itapetininga, 2013.
Abstract: O objetivo deste trabalho foi descrever e analisar o posicionamento estratégico e de marketing da empresa Cacau Show. O setor de chocolates apresenta elevado nível de concorrências no mercado, pressionando as empresas a tomarem decisões estratégicas com o objetivo de manterem seus produtos competitivos, visando destaque na oferta de alternativas ao menos satisfatórias às necessidades de seus clientes e prospects. O Brasil passa, atualmente, por um bom momento social e econômico, muito influenciado por políticas governamentais de estímulo ao consumo, e, para o mercado de chocolates não é diferente, o consumo de chocolates está crescendo cada vez mais nas classes C e D, e a Cacau Show está apresentando desempenho excepciona. Para desenvolver este trabalho, foi desenvolvida uma revisão teórica-empírica e a análise da empresa Cacau Show por meio de dados secundários. Como foco das análises desenvolvidas, pode-se destacar a análise do composto de marketing e do posicionamento estratégico da empresa. Identificou-se que a empresa Cacau Show utiliza a estratégia de enfoque no mercado, ou seja, ela é orientada por uma perspectiva de atuação em nicho, que visa conquistar clientes das classes A, B e C, por meio da inovação, preço justo e qualidade, neste sentido, aparentemente, seus clientes percebem uma proposta de valor adequada e que gera satisfação. Por meio das análises, aparentemente, a empresa possui estrutura suficiente para processos de internacionalização.
The objective of this work was to describe and analyze the strategic and marketing of the company Cacau Show. The chocolate sector has a high level of competition in the market, pressuring companies to make decisions strategies with the aim of keeping their products competitive, aiming emphasis on offering alternatives that are at least satisfactory to the needs of their customers and prospects. Brazil is currently going through a good social and economic, greatly influenced by government policies to stimulate the consumption, and, for the chocolate market, it is no different, the consumption of chocolates is growing more and more in classes C and D, and Cacau Show is delivering exceptional performance. To develop this work, it was developed a theoretical-empirical review and analysis of the company Cacau Show by through secondary data. As a focus of the analyzes developed, one can highlight the analysis of the marketing mix and strategic positioning of the company. It was identified that the company Cacau Show uses the focus strategy in the market, that is, it is guided by a niche perspective, which aims to win customers from classes A, B and C, through innovation, fair price and quality, in this sense, apparently, its customers perceive a adequate value that generates satisfaction. Through analysis, it appears that the company has sufficient structure for internationalization processes.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17692
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.