Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1767
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SAÉS, Maria Elizete Luz | pt.br |
dc.contributor.author | RIBEIRO, Marcelo Mariano | |
dc.date.accessioned | 2017-11-16T20:35:45Z | |
dc.date.available | 2017-11-16T20:35:45Z | |
dc.date.issued | 2008-11-01 | |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Marcelo Mariano. Letramento digital, 2008. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Processamento de dados) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2008 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1767 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo, partindo das diferenças e semelhanças entre as ações de alfabetizar a letrar, fazendo uma ligação com a tecnologia e sua presença cada vez mais marcante no dia a dia das pessoas, chegar a um tema relativamente novo para a grande maioria, mas que tem grande importância, que é o Letramento Digital. Essa modalidade de letramento realizada a partir da utilização de computadores e demais recursos de informática, como a internet e diversos softwares educativos, proporciona ao aluno um maior leque de opções que enriquecem seu processo de aprendizado, deixando de restringir seus meios de comunicação com a escola à lousa e caderno, passando a contar também com efeitos multimídia, como telas coloridas, sons, jogos, que, sem dúvida, potencializam a atenção dispensada por parte do aluno, seja criança ou adulto, aos estudos. Através de três exemplos de projetos relacionados ao Letramento Digital (Programa Luz das Letras, iniciado pela COPEL – Companhia Paranaense de Energia Elétrica, Rede de Inclusão e Letramento Digital Rede.Lê, liderado pela Universidade Federal de Minas Gerais e UCA – Um Computador por Aluno, do governo federal, em fase de testes), buscamos relacionar diferentes formas de utilizar o computador para auxiliar no aprendizado, na construção do conhecimento e conseqüentemente na valorização das pessoas, deixando-as mais preparadas para enfrentar esse mundo cada vez mais informatizado, com dignidade e confiança. Do ponto de vista teórico, veremos que o construcionismo, do Dr. Seymour Papert tem fundamental importância nessas ações que buscam educar e estimular a construção do conhecimento utilizando o computador como plataforma de apoio. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | 004 | pt_BR |
dc.subject | Informática - educação | pt_BR |
dc.subject | Inclusão digital | pt_BR |
dc.subject.other | Informação e Comunicação | |
dc.title | Letramento digital | pt_BR |
dc.title.alternative | Digital literacy | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20082S_RIBEIROMarceloMariano_TCCPD0932.pdf Restricted Access | 440.21 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.