Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1767
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSAÉS, Maria Elizete Luzpt.br
dc.contributor.authorRIBEIRO, Marcelo Mariano
dc.date.accessioned2017-11-16T20:35:45Z
dc.date.available2017-11-16T20:35:45Z
dc.date.issued2008-11-01
dc.identifier.citationRIBEIRO, Marcelo Mariano. Letramento digital, 2008. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Processamento de dados) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1767
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo, partindo das diferenças e semelhanças entre as ações de alfabetizar a letrar, fazendo uma ligação com a tecnologia e sua presença cada vez mais marcante no dia a dia das pessoas, chegar a um tema relativamente novo para a grande maioria, mas que tem grande importância, que é o Letramento Digital. Essa modalidade de letramento realizada a partir da utilização de computadores e demais recursos de informática, como a internet e diversos softwares educativos, proporciona ao aluno um maior leque de opções que enriquecem seu processo de aprendizado, deixando de restringir seus meios de comunicação com a escola à lousa e caderno, passando a contar também com efeitos multimídia, como telas coloridas, sons, jogos, que, sem dúvida, potencializam a atenção dispensada por parte do aluno, seja criança ou adulto, aos estudos. Através de três exemplos de projetos relacionados ao Letramento Digital (Programa Luz das Letras, iniciado pela COPEL – Companhia Paranaense de Energia Elétrica, Rede de Inclusão e Letramento Digital Rede.Lê, liderado pela Universidade Federal de Minas Gerais e UCA – Um Computador por Aluno, do governo federal, em fase de testes), buscamos relacionar diferentes formas de utilizar o computador para auxiliar no aprendizado, na construção do conhecimento e conseqüentemente na valorização das pessoas, deixando-as mais preparadas para enfrentar esse mundo cada vez mais informatizado, com dignidade e confiança. Do ponto de vista teórico, veremos que o construcionismo, do Dr. Seymour Papert tem fundamental importância nessas ações que buscam educar e estimular a construção do conhecimento utilizando o computador como plataforma de apoio.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Processamento de Dadospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectInformática - educaçãopt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicação
dc.titleLetramento digitalpt_BR
dc.title.alternativeDigital literacypt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20082S_RIBEIROMarceloMariano_TCCPD0932.pdf
  Restricted Access
440.21 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.