Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17526
Title: | Doação de sangue – Diretrizes e orientações para ser um doador |
Other Titles: | Blood donation – Guidelines and guidelines for becoming a donor |
Authors: | SILVA, Débora Priscila da SANTOS, Girliane Gomes dos MERCÊS, Simone Sotto Ekstein das |
Advisor: | SORIANO, Elaine Cristina Iacida BEGNOSSI, Juliana Yuri Ueji |
Other contributor: | SORIANO, Elaine Cristina Iacida BEGNOSSI, Juliana Yuri Ueji GOES, Silmara Rodrigues de Assis IACIDA, Edi Carlos |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Sangue;Educação em saúde |
Issue Date: | 5-Dec-2023 |
Publisher: | 136 |
Citation: | SILVA, Débora Priscila da; SANTOS, Girliane Gomes dos; MERCÊS, Simone Sotto Ekstein das. Doação de sangue – diretrizes e orientações para ser um doador, 2023.Trabalho de Conclusão de Curso(Curso Técnico em Enfermagem)Etec Professor Massuyuki Kawano, Tupã, 2023. |
Abstract: | O banco de sangue trata-se de um órgão primordial para a saúde pública e tem por responsabilidade fornecer serviços provenientes à ajuda e manutenção do sistema de saúde. Hoje a necessidade destes componentes decorrentes de doações altruístas é vital para salvar vidas que necessitam de uma transfusão sanguínea devido a situações desde patológicas, cirúrgicas e até acidentes que levem a perda significativa de sangue. É importante frisar a importância das doações, regulamentada pela legislação brasileira de que não se pode doar sangue em busca de benefícios pessoais ou interesse financeiro, doar é algo sério e que exige do doador apenas a vontade de ajudar o próximo, sendo que uma doação pode salvar até quatro vidas. Objetivo: Demonstrar a importância da doação de sangue aos alunos e professores do período noturno da ETEC Prof. Massuyuki Kawano de Tupã. Desenvolvimento: Inicialmente, foi realizado uma visita técnica para reconhecimento da estrutura e funcionamento do banco de sangue de Tupã. Após, foi realizado uma pesquisa com alunos da ETEC a fim de identificar os motivos da não doação de sangue, e, então foi realizado um questionário com as principais dúvidas e estas sanadas por profissional do banco de sangue. O produto do trabalho resultou no podcast com as respostas aos alunos e demais integrantes da comunidade escolar. Considerações finais: Com o presente trabalho pretende-se aumentar o número de doadores e expor aos alunos, professores e demais profissionais como funciona o banco de sangue, bem como sanar as dúvidas relacionadas a esse tema. Mas, sugerimos que trabalho como estes e outros que possam levar orientações através da Educação em Saúde possam aumentar a captura de mais e mais doadores de sangue. Palavras-chave: |
Description: | The blood bank is a fundamental body for public health and is responsible for providing services aimed at helping and maintaining the health system. Today the need for these components resulting from altruistic donations is vital to save lives that require a blood transfusion due to situations ranging from pathological, surgical and even accidents that lead to significant blood loss. It is important to emphasize the importance of donations, regulated by Brazilian legislation that one cannot donate blood in search of personal benefits or financial interest, donating is something serious and requires from the donor only the desire to help others, and a donation can save up to four lives. Objective: To demonstrate the importance of donating blood to students and teachers at night at ETEC Prof. Massuyuki Kawano from Tupã. Development: Initially, a technical visit was carried out to recognize the structure and functioning of the Tupã blood bank. Afterwards, a survey was carried out with ETEC students in order to identify the reasons for not donating blood, and then a questionnaire was carried out with the main doubts and these were resolved by a blood bank professional. The product of the work resulted in the podcast with responses to students and other members of the school community. Final considerations: This work aims to increase the number of donors and expose students, teachers and other professionals to how the blood bank works, as well as clarify doubts related to this topic. However, we suggest that work like these and others that can provide guidance through Health Education can increase the capture of more and more blood donors. Key words: |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17526 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Doação de sangue_Diretrizes e orientações para ser um doador (1).pdf | 1.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.