Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17515
Title: | Orientações aos alunos de enfermagem sobre violência contra mulher |
Other Titles: | Guidance for nursing students on violence against women |
Authors: | VIANA, Adrielli Alves JUREVITZ, Amanda Larissa SATO, Cintia Mayumi BERZS, Cristiane |
Advisor: | SORIANO, Elaine Cristina Iacida BEGNOSSI, Juliana Yuri Ueji OLIVOTTO, Cláudia Ferreira da Costa MELO, Milena Davoli Nabas de |
Other contributor: | SORIANO, Elaine Cristina Iacida BEGNOSSI, Juliana Yuri Ueji OLIVOTTO, Cláudia Ferreira da Costa MELO, Milena Davoli Nabas de |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Direitos da mulher |
Issue Date: | 5-Dec-2023 |
Publisher: | 136 |
Citation: | VIANA, Adrielli Alves; JUREVITZ, Amanda Larissa; SATO, Cintia Mayumi; BERZS, Cristiane. Orientações aos alunos de enfermagem sobre violência contra mulher, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso(Curso Técnico em Enfermagem)Etec Professor Massuyuki Kawano, Tupã, 2023. e |
Abstract: | A enfermagem é uma profissão histórica e humanista que busca promover a saúde do indivíduo e contribuir para a construção da cidadania. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a violência como o uso de força física ou poder, em ameaça ou na prática: contra si próprio; outra pessoa, grupo ou comunidade que resulte ou possa resultar em sofrimento, morte, dano psicológico, desenvolvimento prejudicado ou privação. A violência contra a mulher é considerada “uma ação ou omissão baseada no gênero que traga como consequências: morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico. Ela é uma realidade na Atenção Básica em Saúde e os profissionais estando próximos da população, passa ser um meio seguro para procura de ajuda e atendimento. Objetivo: Desenvolver um estudo com os alunos da ETEC Prof. Massuyuki Kawano sobre a violência e agravos contra mulher. Desenvolvimento: Através de pesquisa exploratória em alguns momentos cruciais para direcionar o trabalho uma delas foi um questionário lançado às cegas aos alunos dos cursos técnicos do período noturno, algo que instigava as autoras, que foi a necessidade de saber qual o conhecimento dos alunos sobre violência contra a mulher e posteriormente após análise dos resultados surgiu a ideia de promover o momento de orientação aos alunos de enfermagem sobre o tema, assim preparou-se um evento na escola para eles, participaram deste evento alunos dos três módulos, realizado no auditório da ETEC o tema “Violência contra a Mulher”, com a palestrante Delegada Milena Davoli Nabas de Melo, responsável pela DIG (Departamento de Investigações Gerais de Tupã) para que pudéssemos disseminar e levarmos aos alunos da ETEC conhecimento sobre a violência contra mulher, reconhecer uma vítima, como lidar e quais os deveres quanto profissional de enfermagem em ajudar uma vítima de violência psicológica, verbal, patrimonial, física e sexual. Considerações finais: Viemos por meio do nosso trabalho que podemos contribuir com a enfermagem e na sociedade pois a violência contra mulher provoca consequências graves na qualidade de vida, é essencial a sensibilização dos profissionais de saúde pois é fundamental no acompanhamento direcionando o atendimento para as necessidades do indivíduo que sofreu violência, adotando uma postura capaz de acolher, escutar e pactuar possíveis soluções, sugerimos que este tema seja estudado ainda mais nos cursos e mais trabalhos possam ser realizados. |
Description: | Nursing is a historical and humanistic profession that seeks to promote individual health and contribute to the construction of citizenship. The World Health Organization (WHO) defines violence as the use of physical force or power, threatened or actual: against oneself; another person, group or community that results or may result in suffering, death, psychological harm, impaired development or deprivation. Violence against women is considered “an action or omission based on gender that results in: death, injury, physical, sexual or psychological suffering. It is a reality in Primary Health Care and professionals, being close to the population, becomes a safe way to seek help and care. Objective: Develop a study with ETEC Prof students. Massuyuki Kawano on violence and harm against women. Development: Through exploratory research at some crucial moments to direct the work, one of them was a questionnaire launched blindly to students on night-time technical courses, something that instigated the authors, which was the need to know what students' knowledge about violence against women and later, after analyzing the results, the idea came up to promote an orientation moment for nursing students on the topic, so an event was prepared at the school for them, students from the three modules participated in this event, held in the ETEC auditorium the theme “Violence against Women”, with the speaker Delegate Milena Davoli Nabas de Melo, responsible for the DIG (Department of General Investigations of Tupã) so that we could disseminate and bring to ETEC students knowledge about violence against women, recognize a victim , how to deal with and what are the duties of a nursing professional in helping a victim of psychological, verbal, property, physical and sexual violence. Final considerations: Through our work we can contribute to nursing and society because violence against women causes serious consequences for quality of life. It is essential to raise awareness among health professionals as it is fundamental in monitoring directing care to the needs of the individual who suffered violence, adopting a stance capable of welcoming, listening and agreeing on possible solutions, we suggest that this topic be studied further in courses and more work can be carried out. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17515 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ORIENTAÇÕES AOS ALUNOS DE ENFERMAGEM SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA MULHER (1).pdf | 941.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.