Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17410
Title: O processo de escolha de modal e incoterm para importação de produto perigoso, visando a economicidade e velocidade
Other Titles: The process of choosing modal and incoterm for importing dangerous products, aiming for economy and speed
Authors: SARTI, Yngrid Sobrinho
Advisor: NOBREGA, Ricardo Sergio Neiva
NOGUEIRA, André Meschiatti
type of document: Artigo científico
Keywords: Logística (custos);Frete
Issue Date: 2023
Publisher: 105
Citation: SARTI, Yngrid Sobrinho. O processo de escolha de modal e incoterm para importação de produto perigoso, visando a economicidade e velocidade, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2023.
Abstract: Atualmente as empresas procuram tornarem-se cada vez mais competitivas, aplicando possibilidades que lhes façam ganhar mercado. A redução de custos é um fator essencial para o ganho competitivo e o custo final do material, isto é, tem que existir uma boa logística internacional, planejamento e estratégia, uma das principais forma de redução seria através da escolha do modal e do Incoterm. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é estudar a influência do modal de transporte e do Incoterm negociado na importação da matéria-prima. Diante deste contexto, este trabalho visa responder à pergunta: Qual estratégia será adotada para escolha do melhor Incoterm e ao mesmo tempo atender às exigências internacionais e nacionais de produtos perigosos vindo do Vietnã, sendo a velocidade e economicidade determinante para indicar o modal mais adequado, uma vez que o responsável pelo frete é o comprador (importador)? Na qual dispõe de duas hipóteses, sendo a primeira utilização do modal aéreo e a segunda utilização do Incoterm EXW. O trabalho foi elaborado com base em pesquisa qualitativa, o qual chegou a uma conclusão de que as duas hipóteses são válidas e buscam solucionar o problema norteador, determinando a escolha do modal com base nos critérios e o Incoterm mais apropriado à operação.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17410
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Yngrid Sobrinho Sarti.pdf
  Restricted Access
905.36 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.