Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17171
Title: O uso das telas e sua influência no desenvolvimento da inteligência
Other Titles: The use of screens and their influence on the development of intelligence
Authors: SANTANA, Letícia Maria de
Advisor: MUNHOZ, Michel Moron
type of document: Monografia
Keywords: Tecnologia;Internet
Issue Date: Dec-2023
Publisher: 105
Citation: SANTANA, Letícia Maria de. O uso das telas e sua influência no desenvolvimento da inteligência na área de exatas, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba “Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2023.
Abstract: Desde os anos de 1900 em que se analisa o quociente de inteligência das pessoas – o QI, pesquisadores observavam um crescimento de pelo menos 3 pontos a cada geração. Um dos estudiosos do assunto chama-se James Flynn e devido a sua grande contribuição, esse fenômeno de evolução da inteligência humana foi batizado de efeito Flynn. Graças a essa evolução, o homem não parou de criar, várias invenções que mudaram para sempre nossa vida foram surgindo ao longo de séculos, vivemos grandes revoluções e guerras. Até a humanidade se deparar com seu divisor de água: o advento da internet. Inicialmente temeroso, o ser humano levantou muitas dúvidas, medos e receios, hoje no entanto, trinta e dois anos depois, o mundo não consegue imaginar como era a vida antes da internet. No entanto, se há anos atrás a internet foi a grande aliada de todas as nações, hoje se questiona os seus benefícios e principalmente estuda-se os seus malefícios. O efeito Flynn que se observava todos anos, não somente estabilizou, como vem decaindo, e as razões vão desde o uso de produtos químicos, alimentos industrializados até o excesso de uso das telas que tem feito com que as pessoas “exercitem” menos os seus cérebros. Para a geração de nativos digitais que nasceram 100% imersas na tecnologia, o uso das telas para uso recreativo, além dos problemas visíveis (obesidade, sedentarismo, entre outros), está influenciando em problemas cognitivos e de personalidade. A geração que é conhecida pela habilidade tecnológica, talvez não seja tão diferente como se imagina. Então, o objetivo deste trabalho é avaliar o nível de QI entre as gerações de nativos digitais e de imigrantes digitais aplicando um teste de inteligência e através de uma análise de dados, estabelecer possíveis correlações entre o uso das telas e o impacto que o uso inadequado pode estar causando no desenvolvimento do raciocínio lógico.
Since the 1900s, when researchers began analyzing people's intelligence quotient (IQ), there has been a observed increase of at least 3 points per generation. James Flynn, an expert on the subject, made significant contributions and this phenomenon was named the Flynn effect. The evolution of human intelligence has led to numerous inventions and significant changes in our lives over the centuries, including revolutions and wars. However, the advent of the internet marked a turning point for humanity. Initially met with fear and doubt, today, thirty-two years later, the world cannot imagine life without the internet. While the internet was initially seen as a great ally for all nations, its benefits are now being questioned, and its potential harms are being studied. The Flynn effect, which used an observed annually, has not only stabilized but has also been declining. The reasons for this decline range from the use of chemical products and industrialized food to the excessive use of screens, which reduces brain exercise. For the generation of digital natives who were born fully immersed in technology, the recreational use of screens has led to visible problems such as obesity and a sedentary lifestyle, as well as cognitive and personality issues. The generation known for its technological prowess may not be as different as one might think. Therefore, the objective of this study is to evaluate the IQ levels between the generations of digital natives and digital immigrants by conducting an intelligence test. Through data analysis, possible correlations will be established between screen usage and the potential impact of inappropriate usage on logical reasoning development.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17171
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Letícia Maria de Santana_1050481223043_ADS .pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.