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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1691
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | MARTINS JÚNIOR, Alberto | pt.br |
dc.contributor.author | FONTOLAN, Karla Rossi | |
dc.contributor.other | LACERDA, Antonio Alfredo | pt.br |
dc.contributor.other | SANTOS, Rosilma Mirtes dos | pt.br |
dc.date.accessioned | 2017-11-10T16:59:41Z | |
dc.date.available | 2017-11-10T16:59:41Z | |
dc.date.issued | 2010-06-07 | |
dc.identifier.citation | FONTOLAN, Karla Rossi. O estado da arte: a informática na educação especial, 2010. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Processamento de dados) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1691 | |
dc.description.abstract | O objetivo deste projeto é apresentar em quais aspectos a informática pode influir tanto na educação e aprendizado como na interação das crianças portadoras de algum tipo de deficiência entre si e com outras crianças também. Durante muitos anos, não somente as crianças como também os adultos com necessidades especiais, foram discriminados pela sociedade e por isso muitos, mesmo tendo capacidade intelectual deixaram de aprender à ler, à escrever e muitas outras atividades de aprendizado. E durante anos essa desigualdade só pareceu aumentar. Porém após alguns anos médicos, psicólogos e profissionais de tecnologia viram na informática uma chance de inclusão dessas crianças, tentativa essa, que está funcionando muito bem. Atualmente existem aplicativos para auxiliar crianças com, praticamente todo o tipo de deficiência, à ter um melhor desenvolvimento intelectual. Desde o começo da criação desses aplicativos as pessoas com deficiência também foram ganhando o mercado de trabalho, assim as crianças tendo esse contato com a informática desde a alfabetização serão cada vez mais inclusas na sociedade como um todo. Com o apoio de algumas instituições, ONG’s e parcerias com empresas, hoje, existem várias escolas, tanto públicas como particulares, que oferecem programas de ensino de crianças e também adultos portares de deficiência, fazendo com que cada vez mais essas pessoas sejam mais independentes. Ainda é preciso crescer muito no aspecto de capacitação de pessoas deficientes, porém graças à esses projetos o primeiro passo já foi dado e empresas, principalmente, de grande porte já contratam muitas dessas pessoas. O necessário, agora, é o empenho para que esses projetos evoluam e erradique a indiferença que ainda existe. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | 004 | pt_BR |
dc.subject | Informática - educação | pt_BR |
dc.subject | Portadores de necessidades especiais | pt_BR |
dc.subject | Inclusão digital | pt_BR |
dc.subject.other | Informação e Comunicação | |
dc.title | O estado da arte: a informática na educação especial | pt_BR |
dc.title.alternative | The state of the art: informatics in special education | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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