Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16728
Title: Produção de produtos derivados do leite de acordo com as normas do sistema de inspeção municipal
Authors: CAMPOS, Bruno Carnietto de
Advisor: NARDI JÚNIOR, Geraldo de
type of document: Artigo científico
Keywords: Agronegócio;Indústria de laticínios;Higiene
Issue Date: 2016
Publisher: 112
Citation: CAMPOS, Bruno Carnietto de. Produção de produtos derivados do leite de acordo com as normas do sistema de inspeção municipal, 2016. Artigo científico (Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2016.
Abstract: A intenção deste presente trabalho foi cooperar com os agricultores no processo individual ou em consórcio, para facilitar e estimular à legalização e adequação da legislação sanitária sendo que a partir da data de criação do Sistema de Inspeção Municipal será obrigatório o selo para a comercialização de leite e seus derivados no município de Botucatu. Um forte produto no agronegócio e que continua em ascensão é o leite, por ele ser considerado o mais completo alimento para os seres humanos, particularmente nos primeiros estágios da vida. Um derivado produzido a partir do leite e muito apreciado em nosso país e em todo mundo é o queijo. Por ser uma grande fonte de elementos nutricionais, o leite é um excelente substrato para o crescimento de microrganismos, devendo ter um tratamento especial para garantir a sua qualidade e segurança. Para se obter leite de qualidade, a correta higienização de todos os materiais e equipamentos que entram em contato com o alimento se faz necessária. Se o material ou equipamento que entra em contato com os alimentos não se encontrarem convenientemente limpos e em condições higiênicas, pode contamina-los os; se foi inadequadamente higienizados, os microrganismos não só persistem no equipamento, como podem multiplicar-se, aumentando os riscos de contaminação. A higienização é um procedimento que visa eliminar ou reduzir os perigos, minimizando os riscos de transmissão de agentes causadores de doenças e que compreende duas etapas fundamentais: a limpeza e a desinfecção. A limpeza inclui a lavagem prévia com água, aplicação de detergentes, e o enxágue dos resíduos. Os detergentes utilizados devem ser alcalinos e ácidos. A desinfecção objetiva eliminar os microrganismos patogênicos e decompositores ou reduzi-los a níveis seguros, e pode ser realizada por meios físicos e químicos, sendo este último o mais comum. A padronização dos procedimentos de limpeza e desinfecção é primordial para o sucesso da higienização, assim como o contínuo treinamento dos colaboradores envolvidos neste processo.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16728
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRUNO CARNIETO.pdfProdução de produtos derivados do leite de acordo com as normas do sistema de inspeção municipal220.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.