Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16716
Title: Influência do espaçamento na produção de mudas de Eucalyptus grandis x E. urophylla
Authors: GARCIA, Franciely Lopes
Advisor: SIMÕES, Danilo
type of document: Outro
Keywords: Mudas;Qualidade do produto
Issue Date: Feb-2015
Publisher: 112
Citation: GARCIA, Franciely Lopes. Influência do espaçamento na produção de mudas de Eucalyptus grandis x E. urophylla, 2015. Relatório de Iniciação Científica (Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2015.
Abstract: Os viveiros de produção de mudas, em sua maioria encontram-se hoje com uma estrutura moderna, com vários sistemas automatizados, com tecnologias de produção avançadas, enfim, com um grau de desenvolvimento satisfatório. Porém, alguns pontos ainda são problemáticos dentro dessa estrutura e do processo de produção, um deles é o percentual de uso da bandeja utilizada para alocar os tubetes, a qual pode influenciar no uso d’água que consequentemente implicará na qualidade das mudas e, sobretudo os custos de produção, decorrentes do dimensionamento que será aplicado. Portanto, definir o espaçamento, a necessidade de água para cada espécie ou para cada material genético nas diferentes fases das mudas é um trabalho complexo, porém pode contribuir para a definição de manejos mais adequados e diferenciados possibilitando um uso racional da água e talvez uma diminuição no tempo de formação das mudas, que poderá resultar na minimização dos custos de produção. Do trabalho realizado, concluiu-se que mudas com maiores espaços para se desenvolver desempenham-se melhor, apresentam valores maiores para altura e diâmetro, o que por consequência gera mudas com melhor qualidade, com massas maiores, embora, todas as mudas analisadas foram consideradas aptas ao campo em ambos os tratamentos. Cabe, portanto ao gestor avaliar economicamente até que ponto é viável investir em estrutura e insumos, para produzir mudas que estão dentro de um mesmo padrão.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16716
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCIELY LOPES GARCIA.pdfInfluência do espaçamento na produção de mudas de Eucalyptus grandis x E. urophylla1.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.