Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16685
Title: Produtividade operacional e custos da colheita mecanizada de café na região do Alto Paranaíba, Minas Gerais
Authors: RIBEIRO, João Paulo
Advisor: SIMÕES, Danilo
type of document: Projeto de pesquisa
Keywords: Avaliação de desempenho organizacional;Mecanização agrícola
Issue Date: Jun-2014
Publisher: 112
Citation: RIBEIRO, João Paulo. Produtividade operacional e custos da colheita mecanizada de café na região do Alto Paranaíba, Minas Gerais, 2014. Projeto de pesquisa (Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2014.
Abstract: Nas operações agrícolas, a análise cronométrica é indispensável para a definição e dimensionamento dos recursos utilizados, pois permite identificar todos os elementos correspondentes à uma operação, e através dos dados obtidos, torna-se possível estimar os custos com maior fidelidade da informação. O objetivo deste estudo foi avaliar a produtividade e os custos da operação de colheita mecanizada de café na região do Alto Paranaíba no Estado de Minas Gerais. A análise técnica englobou um estudo de tempos e movimentos, produtividade, eficiência operacional, disponibilidade mecânica e capacidade de processamento. A análise econômica englobou os parâmetros do custo operacional e do custo da colheita mecanizada do café. Conclui-se que a eficiência da operação foi influenciada pela velocidade de deslocamento do conjunto cafeeiro e que o custo de combustível tem a maior representatividade nos custos da operação.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16685
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JÕAO PAULO RIBEIRO.pdfProdutividade operacional e custos da colheita mecanizada de café na região do Alto Paranaíba, Minas Gerais167 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.