Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16658
Title: Educação midiática: o uso da educomunicação no combate às fake news, com o auxílio da gamificação
Other Titles: Media education: the use of educommunication in combating fake news, with the aid of gamification
Authors: VELOSO, Gabriela Fernanda Silva
SILVA, Gislaynne Nunes da
SOARES, Isabelli Lima
RAMOS, Nicoly Silva
Advisor: CASSEMIRO, Flávia Paes do Amaral
type of document: Artigo científico
Keywords: Educação;Comunicação
Issue Date: 5-Dec-2023
Publisher: 172
Citation: VELOSO, G. F. S. et al. Educação midiática: o uso da educomunicação no combate às fake news, com o auxílio da gamificação, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual ETEC de Sapopemba (Fazenda da Juta - São Paulo), São Paulo, 2023.
Abstract: Considerando que vivemos em uma sociedade hiperconectada, ou seja, que possui a necessidade de estar presente a maior parte do tempo nas redes sociais digitais, podemos perceber a facilidade no comunicar, e consequentemente no compartilhamento de notícias, situação beneficente e favorável para a disseminação de informação entre as pessoas, porém ocorre-se o risco da circulação de boatos, gerando a desinformação. Mediante isso, temos em mente o valor da educação e do desenvolvimento do senso crítico, como elementos que favorecem a identificação de falsas notícias, na busca para evitar possíveis prejuízos . Desse modo, é importante destacar a Educação Midiática como uma ferramenta essencial em nosso cotidiano, não só apenas para lidar com questões relacionadas às fake news, mas também como forma de aprendizado, ensinando principalmente crianças e jovens a desenvolverem habilidades e competências na consolidação de repertórios midiáticos. Logo, este trabalho analisa e ressalta a importância da Educação Midiática nas escolas, bem como em aplicativos e jogos, que podem contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem de maneira lúdica e divertida.
Considering that we live in a hyperconnected society, that is, one that has the need to be present most of the time on digital social networks, we can perceive the ease of communication, and consequently the sharing of news, a beneficial and favorable situation for the dissemination of information among people. However, there is a risk of the circulation of rumors, generating misinformation. In view of this, we have in mind the value of education and the development of critical thinking as elements that favor the identification of fake news, in the search to avoid possible damages. Therefore, it is important to highlight Media Education as an essential tool in our daily lives, not only to deal with issues related to fake news but also as a form of learning, teaching children and young people especially to develop skills and competences in the consolidation of media repertoires. Hence, this work analyzes and emphasizes the importance of Media Education in schools as well as in apps and games that can contribute to learning development in a playful and fun way.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16658
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marketing_2023_2_gabrielafernanda_educacaomediaticaousoda.pdf157.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.