Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16617
Title: Estudo de caso de um produtor orgânico com certificação participativa
Authors: TROVÃO, Ana Beatriz Bassetto
Advisor: TONIN, Fábio Bechelli
type of document: Monografia
Keywords: Qualidade da produção - certificação;Produtos agrícolas orgânicos
Issue Date: Jun-2013
Publisher: 112
Citation: TROVÃO, Ana Beatriz Bassetto. Estudo de caso de um produtor orgânico com certificação participativa, 2013. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2013.
Abstract: O Brasil, como muitos outros países em expansão no setor do agronegócio, está buscando diferenciar seus produtos em relação à qualidade e segurança dos mesmos. Tal demanda ocorre devido ao desenvolvimento de novas técnicas para proteção de seus alimentos, visando que eles sejam ecologicamente corretos. Devido à busca dos consumidores por melhores produtos, menos impactantes ao meio ambiente, gerou-se a necessidade de novas técnicas de qualidade devido a quantidade de normas de certificação e de leis ambientais. Novôa (1999) cita que a certificação de produtos orgânicos veio hoje, trazer segurança ao consumidor final, se tornando assim essencial a esse tipo de produto. A certificação de produtos orgânicos tem se tornado cada vez mais uma imposição do mercado atual, resultado das exigências dos consumidores que visam qualidade e preço justo. É uma demonstração formal de que um produto, devidamente identificado, atende aos requisitos de normas ou regulamentos técnicos específicos. Algumas das vantagens de certificar os produtos é que a mesma permite evidenciar uma garantia relativa à qualidade, devido aos constantes testes e controles de qualidade, evitando assim impactos ou acidentes ambientais. O objetivo do presente trabalho é apontar a relevância e o benefício do uso de certificados credenciados e acreditados em produtos orgânicos, apontar a necessidade dos produtores orgânicos em certificar seus produtos visando agregar valor ao produto oferecido e credibilidade ao consumidor e fornecer uma forma barata de certificação para pequenos produtores de uma forma que os mesmos possam ser competitivos no mercado.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16617
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA BEATRIZ BASSETTO TROVÃO.pdfEstudo de caso de um produtor orgânico com certificação participativa1.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.