Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16616
Title: Nível de luminosidade no desenvolvimento de mudas de mogno (Swietenia macrophylla King)
Authors: CAMARGO, Amanda Cristina de
Advisor: SIMÕES, Danilo
type of document: Monografia
Keywords: Manejo florestal;Viveiros
Issue Date: Jun-2013
Publisher: 112
Citation: CAMARGO, Amanda Cristina de. Nível de luminosidade no desenvolvimento de mudas de mogno (Swietenia macrophylla King), 2013. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2013.
Abstract: Dentre as espécies nativas, o mogno (Swietenia macrophylla King) ainda demanda por pesquisas científicas que possibilitem um melhor entendimento do desenvolvimento dessa espécie, as quais possam indicar um manejo florestal mais adequado. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar o desenvolvimento de mudas de Swietenia macrophylla King (mogno) expostas a diferentes níveis de luminosidade. Esse estudo foi realizado em um viveiro florestal do tipo setorizado e suspenso, utilizando-se mudas da espécie tropical Mogno, da família Meliaceae. O delineamento experimental foi constituído de dois tratamentos: em casa de sombra e em estufa plástica tipo mini-túnel, os quais apresentavam diferentes níveis de luminosidade. Para a caracterização morfológica das mudas foi considerada as medições da altura (parte aérea) e diâmetro de colo. Os resultados obtidos evidenciaram que as mudas desenvolvidas em estufa plástica tipo mini-túnel com 30% de sombreamento é o manejo mais eficiente para o desenvolvimento de Swietenia macrophylla King, mesmo que as plantas apresentem algumas alterações foliares.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16616
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMANDA CRISTINA DE CAMARGO.pdfNível de luminosidade no desenvolvimento de mudas de mogno (Swietenia macrophylla King)921.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.