Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16571
Title: Determinação das classes de relevo de uma área rural por meio de Sistema de Informações geográficas (SIG)
Authors: DELMANTO, Marina Galvão de Campos
Advisor: DELMANTO JÚNIOR, Osmar
type of document: Monografia
Keywords: Relevo;Geoprocessamento
Issue Date: Jun-2012
Publisher: 112
Citation: DELMANTO, Marina Galvão de Campos. Determinação das classes de relevo de uma área rural por meio de Sistema de Informações geográficas (SIG), 2012. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2012.
Abstract: O planejamento de uma área rural envolve despesas com medições de área e levantamento planialtimétrico do relevo, elaborado por profissionais credenciados da área de topografia, gerando custos para os produtores rurais, que muitas vezes recorrem a financiamentos bancários para saldar suas obrigações. Visando o monitoramento e a utilização de tecnologia espacial em substituição ao levantamento de campo, quando do planejamento prévio, o presente trabalho objetiva a elaboração da carta clinográfica de uma área rural de estudo, situada no município de Botucatu – SP, determinando-se o limite e as classes de relevo presentes na área. Atualmente verifica-se a necessidade de tomada de decisões, muitas vezes rápidas e abrangentes, em relação ao estudo do meio ambiente, principalmente quanto ao conhecimento da declividade de um terreno, facilitando no planejamento agrícola em relação a seu melhor aproveitamento. Para elaboração do estudo foi utilizado as ferramentas de geoprocessamento e sistemas de informação geográfica SIG- IDRISI e como base de dados uma carta topográfica do IBGE, Folha Barra Bonita – SF 22-Z-B-VI-1, na escala de 1:50.000. Dos resultados obtidos, verificou-se um predomínio de áreas com declive no intervalo de 0 a 6%, apresentando boa parte de suas terras aptas para o uso agrícola, representando 56,32% da área que poderão ser utilizadas com culturas anuais.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16571
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARINA GALVÃO DE CAMPOS DELMANTO.pdf
  Restricted Access
Determinação das classes de relevo de uma área rural por meio de Sistema de Informações geográficas (SIG)1.73 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.