Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16507
Title: Estudo da cadeia produtiva da bovinocultura leiteira no Brasil no período de 1990-2010
Authors: BALESTRIM, Juliano Alva
Advisor: NARDI JUNIOR, Geraldo de
type of document: Projeto de pesquisa
Keywords: Bovinocultura;Bovinos leiteiros;Cadeia produtiva
Issue Date: Dec-2011
Publisher: 112
Citation: BALESTRIM, Juliano Alva. Estudo da cadeia produtiva da bovinocultura leiteira no Brasil no período de 1990-2010, 2011. Projeto de pesquisa (Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2011.
Abstract: O agronegócio no Brasil tem fundamental importância para a economia brasileira, o setor agropecuário conta com a participação na formação da renda e emprego de grande número de produtores, propiciando a fixação do homem no campo. A bovinocultura tem passado por extensas transformações nas últimas décadas devido à competição com outras fontes de proteína animal, tais como as aves e os suínos, bem como à adequação da cadeia produtiva leiteira às exigências do mercado interno e externo e também em função de problemas de ordem sanitária que envolve o rebanho nacional. O número de rebanhos leiteiros controlados e com registros de dados disponíveis ainda é relativamente pequeno no país. Esse fato dificulta uma análise específica e mais detalhada da atividade leiteira. Algumas informações disponibilizadas pelo IBGE, por meio da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), permitem avaliar, mesmo que de forma mais abrangente e simplificada a evolução da pecuária leiteira, principalmente na identificação das áreas de maior produção e produtividade. Uns zoneamentos mais eficientes da produção leiteira nacional e das suas regiões contribuiriam para um melhor entendimento das mudanças ocorridas na cadeia produtiva e propiciando um incremento ao agronegócio leiteiro no país. O trabalho visou o estudo da cadeia produtiva do leite no período de 1990 a 2010, com ênfase nas mudanças ocorridas nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, destacando-se a produtividade de leite por vaca dia de lactação com o objetivo de avaliar o emprego de tecnologia no tocante à genética, nutrição e manejo empregada nas regiões. A região Sudeste apresentou no ano de 2010, a maior produção nacional de leite, com 10.416.679 litros, e uma média de 4,6 litros/vaca/dia de lactação. A região Norte, apresentou a menor produção, com 1.672.820 litros e a média de 2,1 litros/vaca/dia de lactação. Novos estudos e acompanhamentos deverão ser efetuados, para a se identificar a tecnologia correta a ser empregada em cada região e com isso um direcionamento dos técnicos, visando o aumento da produtividade individual das vacas nas diversas regiões do país. Embora o Brasil apresente posição de destaque no cenário mundial de produção de leite, essa posição (5º lugar) se deve ao grande número de animais ordenhados e não a produtividade individual dos animais, indicando que o país ainda tem muito que investir no setor com relação a incrementos de tecnologias na produção nas áreas de nutrição, manejo e genética. Com a inserção de tecnologia na produção e considerando o potencial nacional para a criação de bovinos o país tem grandes possibilidades de chegar ao maior produtor de leite do mundo.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16507
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JULIANO ALVA BALESTRIM.pdfEstudo da cadeia produtiva da bovinocultura leiteira no Brasil no período de 1990-2010136.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.