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Title: Conscientização ambiental e inclusão da sustentabilidade social numa creche na cidade de Botucatu
Authors: ANTONIO, Angelo Jorge
Advisor: DELMANTO JÚNIOR, Osmar
type of document: Projeto de pesquisa
Keywords: Agronegócio;Cidadania;Desenvolvimento sustentável;Educação ambiental
Issue Date: 2011
Publisher: 112
Citation: ANTONIO, Angelo Jorge. Conscientização ambiental e inclusão da sustentabilidade social numa creche na cidade de Botucatu, 2011. Projeto de Conclusão da Curso (Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2011.
Abstract: Os avanços rumo a uma sociedade sustentável são permeados de obstáculos, Á medida em que existe uma restrita consciência na sociedade a respeito das implicações do modelo de desenvolvimento em curso. As causas básicas que provocam atividades ecologicamente predatórias podem ser atribuídas às instituições sociais, aos sistemas de informação e comunicação e aos valores adotados pela sociedade. Conhecendo a realidade das comunidades e dos nossos jovens carentes, podemos realizar projetos socioeducativos ajudando na educação ambiental de nossa sociedade. Os meios de comunicação divulgam todos os dias que em pouco tempo teremos escassez de alimento e território com terras férteis. O consumismo desenfreado e o crescimento populacional colaboram para essa afirmação. O presente trabalho tem como objetivo a implantação da conscientização e inclusão dos conceitos da sustentabilidade social por meio da educação ambiental no processo de formação dos alunos de uma creche da cidade de Botucatu que atendem crianças e jovens carentes. Por meio de ensinamentos teoricos e práticos procura-se a concientização da necessidade de mudanças e fixação dos conceitos de preservação e sustentabilidade do meio ambiente em que vivem. Com a instalação, condução e administração de uma horta orgânica localizada na creche objeto de estudo, objetiva-se levar aos educandos a conscientização ambiental, como a produção sustentável de alimentos, com o preparo do solo, plantio, tratos culturais, colheita e preparação para o consumo dos vegetais produzidos na estufa. Por meio dos ensinamentos e práticas realizadas, foi possível evidenciar a importância da conscientização ambiental, com resultados favoráveis em relação à receptibilidade destes conceitos e aplicabilidade na prática, inclusive refletindo no comportamento dos alunos.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16496
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