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dc.contributor.advisorBOLDRIN, Marinalva da Silva Talpo-
dc.contributor.authorMENDES, Debora Cristina-
dc.contributor.authorDIONISIO, Vitória Cristina-
dc.contributor.otherPINTO, Leandro Arthur-
dc.contributor.otherCOLOMBO, Adriana de Souza-
dc.date.accessioned2024-03-05T16:27:28Z-
dc.date.available2024-03-05T16:27:28Z-
dc.date.issued2023-06-22-
dc.identifier.citationMENDES, D. C.; DIONISIO, V. C. Empreender no segmento de produtos naturais: vantagens e desafios. 2023. Trabalho de Graduação (Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo, Jales, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16397-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo identificar as principais vantagens e desafios enfrentados pelos empreendedores que atuam no segmento de produtos naturais no comércio de Jales/SP. Na metodologia, optou-se, primeiramente, pela pesquisa bibliográfica para contextualizar e enfatizar o trabalho, também tem seu caráter qualitativo, pois foram obtidos insights valiosos das empresas pesquisadas. Os dados foram coletados em abril de 2023 em três empresas específicas, sendo essas as únicas que atuam diretamente nesse segmento no comércio local. Assim, sendo considerado o estudo multiplicasos por ser proprietários distintos com interpretações dissemelhantes, a coleta de dados foi realizada por meio de abordagem individual, utilizando como instrumento de coleta um questionário elaborado com o uso da ferramenta Forms do Google, contendo 16 perguntas, sendo 14 fechadas e 03 abertas. Os resultados indicaram uma crescente demanda por produtos naturais motivadas pela busca por hábitos saudáveis, e a qualidade dos produtos e serviços foram outro fator positivo na visão dos empresários. O uso das mídias sociais mostrou-se como uma ferramenta estratégica e eficaz para a divulgação das empresas e seus produtos. Os principais desafios enfrentados pelos empreendedores segundo a pesquisa são: controle de estoque e a conscientização do consumidor em relação ao consumo de produtos naturais.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aimed to identify the main advantages and challenges faced by entrepreneurs operating in the natural products segment in the trade of Jales/SP. The methodology first opted for bibliographic research to contextualize and emphasize the research, and it also has a qualitative character as valuable insights were obtained from the surveyed companies. The data was collected in April 2023 in three specific companies, which are the only companies operating specifically in this segment. Therefore, the study is considered multiplicative due to distinct owners with differing interpretations. Data collection was conducted through individual approach, using a questionnaire prepared with the Google Forms tool, containing 16 questions, 14 of which were closed-ended and 3 were open-ended. The results indicated a growing demand for natural products driven by the pursuit of healthy habits, and the quality of products and services was another positive factor in the entrepreneurs' perspective. The use of social media was shown to be a strategic and effective tool for promoting the companies and their products. The main challenges faced by entrepreneurs, according to the research, are inventory control and consumer awareness regarding the consumption of natural products.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher171pt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectProdutos naturaispt_BR
dc.subjectConsumidorpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleEmpreender no segmento de produtos naturais: vantagens e desafiospt_BR
dc.title.alternativeStarting a business in the natural products segment: advantages and challengespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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