Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16105
Title: Problem based learning aplicado à ciência da computação
Authors: FRATTESI, Giovani Achete
LUPINAR, Marina
Advisor: SACILOTTI, Adaní Cusin
type of document: Monografia
Keywords: Programação para computadores;Educação;Tecnologia
Issue Date: 5-Dec-2023
Publisher: 114
Citation: FRATTESI, Giovani Achete; LUPINARI, Marina A. Problem based learning aplicado à ciência da computação. 2023. (Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2023
Abstract: Este trabalho examina a implementação e os impactos da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) em um curso introdutório de programação de computadores a partir de diferentes estudos. Inspirado no método de sete etapas amplamente utilizado em faculdades de medicina, o estudo descreve detalhadamente a aplicação do PBL, destacando exemplos e identificando diversos casos do método. Os resultados revelam que a abordagem PBL não apenas promoveu maior engajamento dos alunos, mas também resultou em uma significativa redução na taxa de abandono, comparada aos cursos tradicionais de programação. Além da melhoria nas métricas de retenção de alunos, o PBL demonstrou ser uma estratégia eficaz para o desenvolvimento de habilidades genéricas. Os estudantes não apenas adquiriram conhecimentos específicos de programação, mas também aprimoraram suas capacidades de trabalho em grupo, design colaborativo, estudo independente e externalização do conhecimento. A análise evidencia que o PBL vai além do escopo técnico, contribuindo para a formação de profissionais mais completos e adaptáveis
This study examines the implementation and impacts of Problem-Based Learning (PBL) in an introductory computer programming course, drawing insights from various studies. Inspired by the widely used seven-step method in medical schools, the research provides a detailed account of PBL application, featuring examples and identifying various instances of the method. The results reveal that the PBL approach not only fostered increased student engagement but also led to a significant reduction in dropout rates compared to traditional programming courses. In addition to the improved student retention metrics, PBL proved to be an effective strategy for the development of generic skills. Students not only gained specific programming knowledge but also enhanced their abilities in teamwork, collaborative design, independent study, and knowledge externalization. The analysis highlights that PBL extends beyond technical scope, contributing to the development of more comprehensive and adaptable professionals
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16105
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.