Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16097
Title: Quiz- química verde
Other Titles: Quiz- green chemistry
Authors: SANTOS, Jhennifer Pereira dos
Advisor: CUNALI, Carolina de Freitas
PATERLINI, Thais Tognoli
type of document: Monografia
Keywords: Química verde;Poluição ambiental
Issue Date: Nov-2023
Publisher: 060
Citation: SANTOS, Jhennifer Pereira dos. Quiz- química verde, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio) - Etec Francisco Garcia, Mococa, 2023.
Abstract: No cenário contemporâneo, a intersecção entre educação e entretenimento ganha destaque como uma abordagem eficaz para transmitir conhecimento de forma envolvente e acessível, especialmente no contexto de ensino para crianças. A química verde, também conhecida como química sustentável, promove produtos e processos químicos que minimizam impactos ambientais e de saúde, tornando-a essencial para criar uma nova geração consciente da importância da preservação ambiental. Este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo educativo interativo para crianças acima de 8 anos, introduzindo conceitos de química verde e questões de poluição. O objetivo geral é criar um Quiz para alunos do ensino fundamental sobre química verde. O levantamento bibliográfico enfatiza a importância dos jogos na aprendizagem, destacando seu papel na exploração prática, no estímulo ao pensamento crítico e na colaboração entre alunos. Também aborda os graves problemas da poluição atmosférica, hídrica e do solo, destacando seus impactos na saúde humana e no meio ambiente. Os materiais utilizados foram apenas o uso do site Genially para criação do jogo. O quiz foi entregue para um montante de 20 pessoas a responder. Os resultados foram variados, sendo considerados 2 questões de nível fácil, 2 de nível mediana e uma de grau elevado. Por fim, este trabalho destaca a importância de abordagens educacionais lúdicas, como um jogo interativo sobre química verde, para desenvolver um entendimento mais profundo da sustentabilidade e da preservação ambiental desde a infância, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com um futuro sustentável.
In the contemporary scenario, the intersection between education and entertainment gains prominence as an effective approach to transmitting knowledge in an engaging and accessible way, especially in the context of teaching children. Green chemistry, also known as sustainable chemistry, promotes chemical products and processes that minimize environmental and health impacts, making it essential to creating a new generation aware of the importance of environmental preservation. This work proposes the development of an interactive educational game for children over 8 years old, introducing concepts of green chemistry and pollution issues. The general objective is to create a Quiz for elementary school students about green chemistry. The bibliographic survey emphasizes the importance of games in learning, highlighting their role in practical exploration, in stimulating critical thinking and in collaboration between students. It also addresses the serious problems of air, water and soil pollution, highlighting their impacts on human health and the environment. The materials used were just the use of the Genially website to create the game. The quiz was given to a total of 20 people to answer. The results were varied, with 2 questions being considered at an easy level, 2 at an average level and one at a high level. Finally, this work highlights the importance of playful educational approaches, such as an interactive game about green chemistry, to develop a deeper understanding of sustainability and environmental preservation from childhood, contributing to the formation of more conscious citizens committed to a future sustainable.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16097
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.