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Title: Gerenciamento e descarte de resíduos químicos em laboratório de ensino
Other Titles: Management and disposal of chemical waste in a teaching laboratory
Authors: ESTEVO, Guilherme Benedito
SILVA, Hevellyn Vyctoria Domingos da
LIMA, Leticia Aparecida Gonçalves
CLAUDINO, Luana Couto Mendes
REGASSE, Victoria Camacho
Advisor: CUNALI, Carolina de Freitas
PATERLINI, Thais Tognoli
type of document: Monografia
Keywords: Sustentabilidade;Educação ambiental
Issue Date: Nov-2023
Publisher: 060
Citation: ESTEVO, Guilherme Benedito; SILVA, Hevellyn Vyctoria Domingos da; LIMA, Leticia Aparecida Gonçalves; CLAUDINO, Luana Couto Mendes; REGASSE, Victoria Camacho. Gerenciamento e descarte de resíduos químicos em laboratório de ensino, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio) - Etec Francisco Garcia, Mococa, 2023.
Abstract: A Química é fundamental para entender a matéria e suas transformações. O descarte adequado de resíduos laboratoriais é crucial na educação, visando proteger a saúde e o meio ambiente. Este trabalho investiga o descarte em nossa instituição educacional, abordando legislação, práticas atuais, conscientização e educação ambiental. O objetivo é melhorar políticas e práticas de descarte, promovendo um ambiente seguro e sustentável aos indivíduos ali presentes. Na pratica da iniciação do descarte, o pH do meio em questão é medido. Se o meio estiver ácido, uma solução básica é preparada; se estiver básico, uma solução ácida é feita. Para a solução básica, pesa-se o soluto e dissolve-o em água destilada em um balão volumétrico. Se a temperatura estiver acima de 20°C, resfria-se, completa com água e armazena. Para a solução ácida, a água é adicionada ao balão volumétrico, o ácido é pipetado, resfria-se e completa com água. Para neutralizar, monitora-se o pH e adiciona-se a solução gradualmente até atingir um pH entre 6 e 8. O meio estabilizado é descartado com água corrente. Se houver precipitados, filtra-se o meio, enviando o sólido para uma empresa terceirizada e descartando o líquido normalmente. Espera-se que após este estudo seja feito e considerado um gerenciamento correto e consciente dos resíduos do laboratório de ensino ao final das aulas práticas de cada docente, visando um não acumulo dos depósitos dos experimentos.
Chemistry is essential for understanding matter and its transformations. Proper disposal of laboratory waste is crucial in education, aiming to protect health and the environment. This work investigates waste disposal at our educational institution, addressing legislation, current practices, awareness, and environmental education. The goal is to improve disposal policies and practices, promoting a safe and sustainable environment for those present. In the initiation of the disposal process, the pH of the medium in question is measured. If the medium is acidic, a basic solution is prepared; if it is basic, an acidic solution is made. For the basic solution, the solute is weighed and dissolved in distilled water in a volumetric flask. If the temperature is above 20°C, it is cooled, completed with water, and stored. For the acidic solution, water is added to the volumetric flask, the acid is pipetted, it is cooled, and completed with water. To neutralize, the pH is monitored, and the solution is added gradually until it reaches a pH between 6 and 8. The stabilized medium is disposed of with running water. If there are precipitates, the medium is filtered, with the solid sent to an outsourced company and the liquid disposed of normally. It is expected that after this study, a proper and conscious management of teaching laboratory waste will be carried out at the end of each teacher's practical classes, aiming to avoid the accumulation of experiment deposits.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16095
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