Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16063
Title: A influência cultural no comportamento do consumidor on-line: um estudo entre brasileiros e estadunidenses
Other Titles: Cultural influence on online consumer behavior: a study between Brazilians and Americans
Authors: CONCEIÇÃO, Daniela Atilio da
Advisor: CAPELOCI, Eloíza Martins Primo
Other contributor: CAPELOCI, Eloíza Martins Primo
VIEIRA, Gustavo
LUCENA, Gilmar Milewski
type of document: Monografia
Keywords: Cultura;Comportamento do consumidor;Comércio eletrônico
Issue Date: 21-Nov-2023
Publisher: 130
Citation: CONCEIÇÃO, Daniela Atilio da. A influência cultural no comportamento do consumidor on-line: um estudo entre brasileiros e estadunidenses. Orientadora: Eloíza Martins Primo Capeloci. 2023. 60 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Tecnologia em Gestão Comercial) – Fatec Estudante Rafael Almeida Camarinha, Marília, SP, 2023.
Abstract: O avanço tecnológico é responsável por promover acentuadas mudanças no mercado hodierno. Além disso, devido a globalização, a competitividade entre empresas do mesmo segmento expandiu para outros países, principalmente no ambiente on-line. Diante destes fatores, a necessidade de compreender o comportamento do consumidor no comércio eletrônico está intensificada para empresas que buscam diferenciais competitivos. Sendo assim, o presente trabalho destacou os fatores culturais no comportamento de compra on-line entre brasileiros e estadunidenses, de forma que, promoveu uma análise comparativa entre as duas nações, em que verificou as diferenças e similaridades no comportamento de compra virtual e assim, tornou possível visualizar pontos de melhorias. Para tanto, a metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e pesquisa etnográfica, que possibilitou a aplicação de um questionário on-line estruturado na ferramenta Google Forms, no Brasil e nos Estados Unidos da América. A análise dos resultados ocorreu por método qualitativo, o que propôs a interpretação descritiva dos dados. Em todas as questões analisadas, a cultura mostrou-se um fator de extrema importância no comportamento de compra on-line entre os países, o que determinou o perfil de destaque da cultura Brasileira como sociável e o da cultura Americana como mais conservador. Ademais, foi possível verificar similaridades nas escolhas de ambos os países, como: as redes sociais, que foram definidas como principal meio de influência. Outrossim, identificar as diferenças nos aspectos econômicos diante da escolha do principal benefício deste modelo de compra, em que brasileiros definiram o custo-benefício e os norte-americanos a praticidade. Portanto, o e-commerce está popularizado no mundo e a cultura possui um expressivo indicador de influência na decisão de compra on-line dos consumidores, o que se torna grande estratégia para empresas que buscam expandir nesta área.
ABSTRACT: Technological advancement is responsible for promoting marked changes in the today's market. Furthermore, due to globalization, competitiveness between companies in the same segment expanded to other countries, mainly in online environment. Given these factors, the need to understand the consumer behavior in e-commerce is intensified to companies seeking competitive advantages. Therefore, the present work highlighted the cultural factors in online purchasing behavior between Brazilians and Americans, in a way that promoted a comparative analysis between the two nations, in which it verified the differences and similarities in virtual purchasing behavior and thus, made it possible to visualize points of improvement. To this end, the methodology used was bibliographic research and ethnographic research, which made it possible to apply an online questionnaire structured using the Google Forms tool, in Brazil and the United States of America. The results were analyzed using a qualitative method, which proposed a descriptive interpretation of the data. In all Considering the issues analyzed, culture proved to be an extremely important factor in online purchasing behavior between countries, which determined the prominent profile of Brazilian culture as sociable and American culture as more conservative. Furthermore, it was possible to verify similarities in the choices of both countries, such as: social networks, which were defined as the main means of influence. Furthermore, identify the differences in the economic aspects when choosing the main benefit of this purchasing model, in which Brazilians defined cost-benefit and North Americans defined practicality. Therefore, e-commerce is popular around the world and culture has a significant influence on consumers' online purchasing decisions, which becomes a great strategy for companies looking to expand in this area.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16063
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.