Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16012
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSOUZA, Luciana Pereira de-
dc.contributor.authorSANTOS, Ana Maria de Campos Brito dos-
dc.contributor.authorSOARES, Caroline da Silva-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Felipe dos Santos de-
dc.contributor.authorSILVA, Gabriela Duarte da-
dc.contributor.authorCORDEIRO, Giovanna-
dc.contributor.authorSCHUFFNER, Isabelle Yeslaine Antonio-
dc.contributor.otherSOUZA, Luciana Pereira de-
dc.contributor.otherTRIGUEIRO, Clarissa-
dc.contributor.otherFERRARESI, Helga-
dc.date.accessioned2024-02-07T22:54:30Z-
dc.date.available2024-02-07T22:54:30Z-
dc.date.issued2023-12-05-
dc.identifier.citationAvaliação de políticas públicas para a alimentação escolar visando famílias em situação de vulnerabilidade social e nutricional do estado de São Paulopt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16012-
dc.description.abstractIntrodução: Em 1955 com a Campanha da Merenda Escolar submissa ao Ministério da Educação, o Programa Nacional de Alimentação Escolar inicia-se com o Decreto n° 37.106. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um programa brasileiro que tem como objetivo fornecer alimentação adequada e saudável aos estudantes das escolas públicas do país. A falta de verba e investimento público em relação a alimentação escolar pode causar diversos problemas, entre eles podemos citar a má qualidade dos alimentos, pois sem recursos a dificuldade de garantir uma alimentação saudável é muito maior. Objetivo: Apontar a falta de políticas públicas para a alimentação escolar e seus impactos em famílias de baixa renda. Metodologia: Estudo de revisão bibliográfica e estudo transversal exploratório utilizando uma amostra de conveniência com estudantes do ensino fundamental II e do ensino médio de Escolas Estaduais de São Paulo. Resultados: 64% dos entrevistados concordaram sobre ter variedade de alimentos em sua escola, entretanto pouca. 22% dos participantes avaliam a alimentação escolar (em uma escala de 0 a 10) como 8. 2% afirmam ser entre 2 e 3. 42% dos entrevistados afirmam que a alimentação escolar traz saciedade durante o período de aula e é suficiente para suas necessidades nutricionais diárias, já 22% afirmam o oposto. Considerações finais: Pode se verificar que a alimentação escolar tem grande importância na vida dos estudantes, porém a maioria dos estudantes entrevistados afirmam haver pouca variedade. Mesmo que a minoria dos estudantes se sintam saciados, a avalição da escola, no geral, é positiva quanto a qualidade da preparação. Devido a importância desse assunto, novas pesquisas devem ser realizadas sobre a falta de políticas públicas em escolas estaduais brasileiras e seus impactos nas famílias de baixa renda.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: In 1955, with the School Meals Campaign under the Ministry of Education, the National School Feeding Program began with Decree No. 37.106. The National School Feeding Program (PNAE) is a Brazilian program that aims to provide adequate and healthy food to students in the country's public schools. The lack of funds and public investment in school meals can cause a number of problems, including poor food quality, since without resources it is much more difficult to guarantee healthy food. Objective: To highlight the lack of public policies for school meals and their impact on low-income families. Methodology: A literature review and exploratory cross-sectional study using a convenience sample of elementary and high school students from São Paulo state schools. Results: 64% of those interviewed agreed that there was a variety of food at their school, but not much. 22% of the participants rated school meals (on a scale of 0 to 10) as 8. 2% said they were between 2 and 3. 42% of those interviewed said that school meals brought satiety during class time and were sufficient for their daily nutritional needs, while 22% said the opposite. Final considerations: It can be seen that school meals are very important in the lives of students who eat a regular diet, but most of the students interviewed said that there was little variety. Even though a minority of the students feel satiated, the school's assessment is generally positive about the quality of the food. Given the importance of this issue, further research should be carried out into the lack of public policies in Brazilian state schools and their impact on low-income families.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Nutrição e Dietéticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher227pt_BR
dc.subjectAlimentação escolarpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subject.otherAmbiente e Saúdept_BR
dc.titleAvaliação de políticas públicas para a alimentação escolar visando famílias em situação de vulnerabilidade social e nutricional do estado de São Paulopt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.