Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15532
Title: Avaliação de desempenho por modelo de competências: visão dos líderes do nível operacional
Other Titles: Performance assessment using competency model: vision from operational level leaders
Authors: SANTOS, Lucas Graciano dos
PARO, Mauricio Eduardo
Advisor: CREMONEZI, Graziela Oste Graziano
Other contributor: GAINO, Kamila Cristina
OLIVEIRA, Renato Willian Martins de
type of document: Monografia
Keywords: Motivação;Planejamento estratégico;Organização (Administração)
Issue Date: 29-Nov-2023
Publisher: 004
Citation: SANTOS, Lucas Graciano dos, PARO, Mauricio Eduardo. Avaliação de desempenho por modelo de competências: visão dos líderes do nível operacional, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana "Ministro Ralph Biasi", Americana, 2023.
Abstract: Este estudo se concentra na avaliação de desempenho por meio de modelos de competências, explorando a perspectiva dos líderes de nível operacional. Os líderes do nível operacional percebem essa abordagem como valiosa para alinhar o desenvolvimento de suas equipes com os objetivos organizacionais, proporcionando feedback mais preciso e personalizado, identificando lacunas de competências para o crescimento profissional. No entanto, eles também apontam desafios, como a necessidade de treinamento e desenvolvimento para implementar efetivamente essa abordagem e a importância de um sistema de avaliação justo e transparente. Portanto, este estudo destaca a necessidade de uma abordagem equilibrada que leve em consideração as necessidades dos colaboradores e os objetivos organizacionais, bem como o investimento em capacitação e comunicação eficaz para o sucesso da implementação dessa prática de gestão de pessoas.
This study focuses on performance evaluation through competency models, exploring the perspective of operational-level leaders. Operational-level leaders perceive this approach as valuable for aligning their teams' development with organizational goals, providing more precise and personalized feedback, and identifying competency gaps for professional growth. However, they also highlight challenges, such as the need for training and development to effectively implement this approach and the importance of a fair and transparent evaluation system. Therefore, this study underscores the need for a balanced approach that takes into account both employee needs and organizational objectives, as well as the investment in training and effective communication for the successful implementation of this human resources practice.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15532
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20232S_Lucas Graciano dos Santos_OD1825.pdf
  Restricted Access
1.03 MBAdobe PDFView/Open Request a copy
TA - Lucas Graciano dos Santos.pdf
  Restricted Access
1.03 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.