Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15500
Title: Relatório técnico de projeto de melhoria na empresa Bonini Confecções
Other Titles: Technical report on an improvement project at the company Bonini Confecções
Authors: MACEDO, Giovanna Bonini
Advisor: MORAES, Cristine do Carmo Schmidt Bueno de
Other contributor: MOREIRA, Carlos Augusto Amaral
MIRANDOLA, Fernando
type of document: Relatório Técnico
Keywords: Administração de vendas;Marketing;Marketing de relacionamento;Clientes - fidelização
Issue Date: 29-Nov-2023
Publisher: 004
Citation: MACEDO, Giovanna Bonini. Relatório técnico de projeto de melhoria na empresa Bonini Confecções, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana "Ministro Ralph Biasi", Americana, 2023.
Abstract: Analisando as eventuais mudanças que ocorrem no mercado, à concorrência está cada vez mais acirrada e os consumidores cada vez mais exigentes, o que torna indispensável para as empresas a busca por satisfazer as necessidades e desejos de seus clientes, de modo a criar um relacionamento de longo prazo e consequentemente, obter mais lucros. O marketing de relacionamento é um instrumento essencial para alcançar esse propósito, visto que por meio da aplicação de seus conceitos, a empresa pode conhecer melhor os consumidores e elaborar estratégias para atrai-los, criando uma relação de fidelidade. O objetivo desse estudo foi verificar a importância deste instrumento na empresa Bonini Confecções. Para isso, o estudo bibliográfico foi fator determinante para a conceituação sobre o marketing de relacionamento e sua importância tanto para com os clientes quanto para fornecedores, além de estratégias de posicionamento e a ferramenta de banco de dados CRM “Customer Relationship Management” (“Gestão de Relacionamento com Clientes”), que ajuda a empresa a segmentar seus consumidores. Para a coleta de dados, foi realizada uma entrevista com as sócias da Bonini Confecções, para entender qual a percepção delas sobre a importância do marketing de relacionamento e se o mesmo é aplicado na empresa. O trabalho analisou as informações coletadas e identificou que o marketing de relacionamento é inexistente na empresa, e que esse é o principal motivo pela queda de vendas, sendo necessária a reestruturação de alguns processos e a elaboração de estratégias para atrair, reter e fidelizar os clientes.
Analyzing the possible changes occurring in the market, competition is increasingly fierce and consumers are increasingly demanding, which becomes essential for companies to seek to satisfy the needs and desires of their customers, in order to create a relationship of long term and consequently obtain more profits. Relationship marketing is an essential instrument to achieve this purpose, since through the application of its concepts, the company can get to know consumers better and develop strategies to attract them, creating a relationship of loyalty. The objective of this study was to verify the importance of this instrument in the company Bonini Confecções. For this, the bibliographic study was a determining factor in the conceptualization of relationship marketing and its importance for both customers and suppliers, in addition to positioning strategies and the CRM database tool “Customer Relationship Management”, which helps the company segment its consumers. To collect data, an interview was carried out with Bonini Confecções companies, to understand their perception of the importance of relationship marketing and whether it is applied in the company. The work analyzed the information collected and agreements that relationship marketing is non-existent in the company, and that this is the main reason for the drop in sales, requiring the restructuring of some processes and the development of strategies to attract, retain and retain customers.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15500
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20232S_Giovanna Bonini Macedo_OD1808.pdf908.14 kBAdobe PDFView/Open
TA - Giovanna Bonini Macedo.pdf
  Restricted Access
1.04 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.