Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15497
Title: Desenvolvimento de um aplicativo para o chamado de atendimento emergencial pré-hospitalar do SAMU
Other Titles: Development of an application for SAMU pre-hospital emergency care calls
Authors: ARAI, Caio Ryoji
MOARES, Eduardo Cruz
Advisor: GALVANI, Alexandre
type of document: Artigo científico
Keywords: Sistemas de informação em atendimento ambulatorial;Enfermagem em emergência;Estado de emergência;Serviço hospitalar de emergência;Medicina de emergência;Serviços médicos de emergência;Tecnologia da informação;Tecnologias da saúde;aplicativos móveis
Issue Date: Dec-2023
Publisher: 196
Citation: ARAI, Caio Ryoji; MORAES, Eduardo Cruz. Desenvolvimento de um aplicativo para o chamado de atendimento emergencial pré-hospitalar do SAMU. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Banco de Dados) - Faculdade de Tecnologia FATEC Bauru, Bauru, 2023.
Abstract: A Constituição Federal de 1988 estabeleceu que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado, resultando na criação do Sistema Único de Saúde (SUS) que promoveu a universalização dos serviços de saúde, descentralização e municipalização de ações e serviços. Em 2003, foi instituída a Política Nacional de Atenção às Urgências, que oficializou a criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com o objetivo de fornecer suporte aos atendimentos hospitalares regionais. No entanto, apesar dos avanços tecnológicos e da popularização dos smartphones e aplicativos de celular, o atendimento ainda é feito predominantemente via chamada telefônica por voz, deixando uma lacuna a ser explorada. O sistema informatizado de atendimento emergencial é especialmente importante porque agilizaria a prestação do socorro, o que pode fazer a diferença entre a vida e a morte do paciente atendido. Deste modo, a proposta deste trabalho de graduação foi o desenvolvimento um aplicativo para acionamento do serviço de atendimento de emergência do SAMU, com a finalidade de complementar e agilizar o serviço já existente, contando com recursos como ficha de cadastro com informações pessoais e de saúde do usuário, bem como a indicação à equipe de socorro do local onde o atendimento é solicitado via coordenadas de GPS coletadas do celular do solicitante. Com isso, espera-se agilizar os atendimentos emergenciais pré-hospitalares e fornecer informações importantes à equipe médica que trarão benefícios para os pacientes atendidos.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15497
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bancodedados_2023_2_caioarai_desenvolvimentodeumaplicativo.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.