Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15428
Title: Análise de desempenho de um banco de dados postgresql utilizando eslasticache para redis
Other Titles: Performance analysis of a postgresql database using eslasticache for redis
Authors: REIS, Eduardo Guermandi
CARDOSO, Rachel Rodrigues
MARTINS, Sthefany Gabrielli de Siqueira
Advisor: BRUSCHI, Gustavo Cesar
type of document: Artigo científico
Keywords: Banco de dados;Banco de dados relacionais;Análise de desempenho;Interface homem-computador;Linguagem de programação
Issue Date: 4-Dec-2023
Publisher: 196
Citation: REIS, Eduardo Guermandi; CARDOSO, Rachel Rodrigues; MARTINS, Sthefany Gabrielli de Siqueira. Análise de desempenho de um banco de dados postgresql utilizando eslasticache para redis. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Banco de Dados) - Faculdade de Tecnologia FATEC Bauru, Bauru, 2023.
Abstract: O desempenho dos bancos de dados vem sofrendo com o crescimento exponencial dos dados e acessos simultâneos, gerando um impacto negativo na experiência do usuário. Com isso, é necessário buscar formas para amenizar essa situação. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de um banco de dados PostgreSQL utilizando-se Amazon ElastiCache para Redis como banco de dados auxiliar visando reduzir consultas redundantes ao servidor, a latência de acesso e aumentar o throughput, assim, provando ser viável para a resolução deste impacto. Visando a realização dos testes foi desenvolvida uma interface de programação de aplicação, também conhecida como API, para consultar os dados que foram armazenados no banco de dados PostgreSQL sendo adicionado um serviço de cache utilizando-se o Amazon ElastiCache para Redis e outra aplicação que restou responsável pelos testes de carga. Com a pesquisa realizada demonstrou-se o efetivo potencial de otimização do serviço ao utilizar-se um banco de dados em cache como complemento de um banco de dados relacional.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15428
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bancodedados_2023_2_angeloneto_analisecomparativaentreatecnologia.pdf787.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.