Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15359
Title: Protótipo de um tapete para desinfecção calçados com hipoclorito de sódio: testes microbiológicos
Other Titles: Prototype of a carpet for disinfecting shoes with sodium hypochlorite: microbiological tests
Authors: NOGUEIRA, Atila José
Advisor: ALMEIDA, Rogéria Maria Alves de
type of document: Artigo científico
Keywords: Tapetes;Microrganismos fitopatogênicos;Planejamento em saúde;Sistema de saúde;Programas nacionais de saúde;Tecnologias da saúde
Issue Date: 14-Dec-2023
Publisher: 196
Citation: NOGUEIRA, Atila José. Protótipo de um tapete para desinfecção calçados com hipoclorito de sódio: testes microbiológicos. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Biomédicos) - Faculdade de Tecnologia FATEC Bauru, Bauru, 2023.
Abstract: Atualmente os processos de desinfecção nos diferentes setores principalmente da área de saúde e de alimentos, tem sido uma preocupação constante, pois a população está constantemente exposta a microrganismos patogênicos. Desse modo o objetivo desse trabalho foi construir um tapete sanitizante para desinfecção de calçados com hipoclorito de sódio, que poderá ser utilizado como barreira sanitária em hospitais, clinicas médicas e odontológicas, fábrica de alimentos, estabelecimentos comerciais e domésticos. O tapete terá dimensões de (60 cm x 20cm ) e tem um braço de servirá de apoio para as mãos, e uma base composta por uma parte felpuda e outra parte para secagem dos calçados após a desinfecção, na parte inferior o tapete tem uma base onde será depositado o desinfetante que ficar em um recipiente na lateral do tapete com volume de um litro. Foram feitos testes microbiológicos simulando a desinfecção do tapete, para tanto forma utilizando palmilhas de tamanho infantil estéreis, feitas com caixa de leite aluminizado, e foram divididas em 3 partes e contaminadas com uma suspensão de bactéria Staphylococcus aureus (escala 0,5 de Mac Farland) Com auxilio de swabs estéreis a suspensão foi espalhada na superfície total da palmilha, e foram feitas as coletas pré e pós-desinfecção com hipoclorito de sódio a 1% , após 1 e 2 minutos de ação do desinfetante. As amostras coletadas foram semeadas em agar nutriente e incubadas a 370 C por 24-48 horas, e após a incubação foram feitas a contagem de UFC/cm2 em contador de colônias CPplus 600. Os resultados da contagem de UFC/cm2 foi 4,7x 103 (pré desinfecção); e após 1 e 2 minuto de desinfecção com hipoclorito a 1% não foi detectado crescimento da bactéria. Desse modo foi estabelecido que o tempo que os usuários do tapete devem ficar com os calçados em contato com o desinfetante, durante 1 a 2 minutos, devendo em seguida pisar na outra parte do tapete que tem um material absorvente. De acordo com os resultados obtidos e testes realizados com o tapete pode -se concluir que esse tapete sanitizante, de baixo custo, e fácil utilização e com tempo rápido de desinfecção é recomendado seu uso em diferentes setores como medida de preventiva para evitar disseminação de microrganismos, principalmente nos setores de saúde.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15359
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sistemasbiomedicos_2023_2_atilanogueira_prototipodeumtapete.pdf
  Restricted Access
521.08 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.