Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15321
Title: Proposta para automatização de cama hospitalar
Other Titles: Proposal for Hospital Bed Automation
Authors: OLIVEIRA, Caio Rafael Almeida de
SANTOS, Renata Araújo dos
Advisor: FERREIRA, Ana Cristina Maurício
type of document: Artigo científico
Keywords: Planejamento hospitalar;Sistemas de informação hospitalar;Segurança;Segurança do paciente;Cuidados de enfermagem;Administração em enfermagem;Enfermagem;Ergonomia;Ergonomia no trabalho
Issue Date: 11-Dec-2023
Publisher: 196
Citation: OLIVEIRA, Caio Rafael Almeida de; SANTOS, Renata Araújo dos. Proposta para automatização de cama hospitalar. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Biomédicos) - Faculdade de Tecnologia FATEC Bauru, Bauru, 2023.
Abstract: Este projeto tem como objetivo principal automatizar os movimentos de uma cama hospitalar, visando um planejamento de baixo custo, para atender a realidade de muitos hospitais da rede pública em regiões com recursos precários. A automação busca proporcionar mais mobilidade e eficiência no dia a dia do trabalho nos ambientes hospitalares, garantindo maior segurança para a equipe de enfermagem. Setor este que está submetido a diversas práticas repetitivas que podem afetar diretamente a ergonomia física dos indivíduos que às realizam, estando diante de uma situação de trabalho realizado com horas extras frequentes, baixa remuneração, fazendo-se necessário até possuir mais de um emprego, ou estar empregado em mais de um estabelecimento. Um cenário em que é necessário o afastamento de um profissional por necessidade ligada ao quadro clínico do mesmo, irá acarretar em uma situação com menos colaboradores, podendo haver uma sobrecarga do restante do quadro, entrando em um ciclo vicioso que tende a ser problemático a longo tempo. Em virtude deste panorama, esse projeto propõe uma alternativa de baixo custo para automatização de um dos equipos mais utilizados pelos funcionários da divisão da enfermagem hospitalar, sendo este, a cama hospitalar, que de forma resumida, é utilizada para acomodar um certo paciente, possuindo diferentes tipos de posições, para diferentes tipos de quadro clínico. Com base nas análises, os requisitos para o projeto incluem a automatização dos movimentos da cabeceira e dos pés do equipamento, pois essas ações são consideradas as mais relevantes para atender às necessidades dos pacientes e da equipe de enfermagem. Como resultados, são apresentados desenhos de modelagem tridimensional, de vistas ortogonais, assim como o projeto do circuito de controle e a simulação dos movimentos da cama.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15321
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sistemasbiomedicos_2023_2_caiooliveira_propostaparaautomatizacaodecama.pdf770.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.