Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15314
Title: Desenvolvimento de um agitador
Other Titles: Development of a shake
Authors: GONÇALVES JUNIOR, David
LUIZ, Denis Verissimo
Advisor: FERREIRA, Ana Cristina Maurício
ALMEIDA, Rogéria Maria Alves de
type of document: Artigo científico
Keywords: Técnicas e procedimentos de laboratório;Segurança em laboratório químico;Microbiologia;Ensaio dos materiais;Biomateriais poliméricos
Issue Date: Jun-2023
Publisher: 196
Citation: GONÇALVES JUNIOR, David; LUIZ, Denis Verissimo. Desenvolvimento de um agitador. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Biomédicos) - Faculdade de Tecnologia FATEC Bauru, Bauru, 2023.
Abstract: Agitador é um equipamento que produz movimentos rápidos, transmitindo o movimento para os recipientes apoiados sobre sua base, fazendo com que que as soluções apoiadas sofram um fluxo circular conhecido como vórtice, auxiliando na agitação e na homogeneização de soluções líquidas. O objetivo deste trabalho um agitador para ser utilizado nas aulas práticas de microbiologia, com quatro entradas para tubo de ensaios, sendo fabricado com materiais e componentes de baixo custo. As etapas metodológicas para o desenvolvimento deste projeto foram revisão de literatura sobre tipos de agitadores, análise sincrônica, análise funcional, definição dos materiais e componentes, projeto do circuito, desenho da base e montagem elétrica. Como resultado, pretende-se obter um equipamento que consiste em uma base polimérica revestida de acetato-vinila de etileno, acoplada ao eixo de um motor de um eletrodoméstico, com rolamentos simular a movimentação do tipo gangorra. É possível concluir que o equipamento desenvolvido pode ser utilizado nas aulas práticas no laboratório de nossa instituição acadêmica, beneficiando as atividades acadêmicas relacionadas, por apresentar funcionalidade semelhante ao equipamento profissional.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15314
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sistemasbiomedicos_2023_1_davidjunior_desenvolvimentodeumagitador.pdf565.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.