Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14750
Title: Estufa automatizada para cultivo de cogumelos
Other Titles: Automated greenhouse for growing mushrooms
Authors: FERREIRA JUNIOR, Ronaldo de Fátima
PINA, Anthony Gabriel de Medeiros
BOCHICHI, Danilo da Cruz
Advisor: VICENTIN, Tiago Aparecido
type of document: Artigo científico
Keywords: Cogumelos comestíveis;Fungos;Estufas;Serviços de dietética;Dietética;Conduta na alimentação;Alimentação;Monitoramento
Issue Date: 6-Jul-2023
Publisher: 196
Citation: FERREIRA JUNIOR, Ronaldo de Fátima; PINA, Anthony Gabriel de Medeiros; BOCHICHI, Danilo da Cruz. Estufa automatizada para cultivo de cogumelos. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial) - Faculdade de Tecnologia FATEC Bauru, Bauru, 2023.
Abstract: A crescente busca por um estilo de vida mais saudável tem levado as pessoas a buscar novas opções alimentares e a fazer novas adições às suas dietas. Um dos alimentos que estão em alta no momento são os cogumelos. Com os benefícios já atestados para a saúde, o consumo desses fungos vem crescendo ano a ano e mesmo o brasileiro, um povo que não tem tradição no consumo desses alimentos, tem aumentado a demanda desse produto. Alguns dos empecilhos para a obtenção dos cogumelos, no Brasil, ainda é o seu alto preço e somado ao clima do país que, em sua maioria, é inóspito para a maioria dos cogumelos comestíveis não é muito fácil de fazer essa modificação dietética. A proposta desse trabalho é apresentar uma possibilidade para a o cultivo desses fungos em âmbito residencial de modo a oportunizar um acesso mais facilitado a esse alimento, mesmo em locais de clima mais quente e umidade abaixo das necessárias para o cultivo. O sistema de cultivo consiste em uma estufa automatizada, montada no interior de uma geladeira com controle de umidade, temperatura, ventilação e iluminação. Em sua parte final, o trabalho apresenta os resultados esperados da estufa a partir das informações obtidas da plataforma de monitoramento, tornando possível verificar se o projeto desenvolvido atende as condições de trabalho desejadas.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14750
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
automacaoindustrial_2023_1_ronaldoferreirajunior_estufaautomatizadaparacultivo.pdf1.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.