Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14685
Title: Construções habitacionais em wood frame viabilidade econômica
Other Titles: Madera marco utanaka lurañanaka viabilidad económica
Authors: MAURER, Jorge joel
ANGELONI, Wesley Junio
PERES, Yago Henrique
Advisor: TONELLO, Pedro Osvaldo
Other contributor: PALMIERI, Cristiane Neves
type of document: Monografia
Keywords: Construção civil;Eficiência energética;Proletariado;Madeira (aplicações)
Issue Date: 21-Jun-2023
Publisher: 098
Citation: MAURER, Jorge joel, ANGELONI, Wesley Junio, PERES, Yago Henrique. Construções habitacionais em wood frame. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Edificações) - Etec Philadelpho Gouvêa Netto, São José do Rio Preto
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade e os benefícios das construções residenciais em Wood Frame para famílias de baixa renda. Para tanto, foram realizadas pesquisas teóricas e práticas, visando a compreensão das características técnicas desse sistema construtivo, bem como a investigação de experiências anteriores de habitações de baixo custo. A metodologia adotada envolveu a revisão da literatura especializada, consulta a normas técnicas e políticas públicas relacionadas à habitação de baixa renda, além de estudos de casos e análise de dados quantitativos e qualitativos. Dados estatísticos foram utilizados para mostrar um panorama da situação atual do déficit de habitações em diferentes regiões do país. Os resultados obtidos indicam que as construções residenciais em Wood Frame podem ser uma alternativa promissora para atender às necessidades habitacionais das famílias de baixa renda. As principais vantagens desse sistema incluem a rapidez na construção, redução de custos, eficiência energética, menor impacto ambiental e conforto térmico e acústico. Também foram identificados desafios e limitações na implementação de construções em Wood Frame para famílias de baixa renda, tais como o acesso a financiamento, a capacitação da mão de obra e a resistência cultural em relação a novas tecnologias construtivas. Diante dos resultados e das discussões apresentadas, este estudo contribui para o avanço do conhecimento sobre as construções residenciais em Wood Frame voltadas para famílias de baixa renda, fornecendo subsídios para a formulação de políticas públicas e o aprimoramento de programas habitacionais.
O presente trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade e os benefícios das construções residenciais em Wood Frame para famílias de baixa renda. Para tanto, foram realizadas pesquisas teóricas e práticas, visando a compreensão das características técnicas desse sistema construtivo, bem como a investigação de experiências anteriores de habitações de baixo custo. A metodologia adotada envolveu a revisão da literatura especializada, consulta a normas técnicas e políticas públicas relacionadas à habitação de baixa renda, além de estudos de casos e análise de dados quantitativos e qualitativos. Dados estatísticos foram utilizados para mostrar um panorama da situação atual do déficit de habitações em diferentes regiões do país. Os resultados obtidos indicam que as construções residenciais em Wood Frame podem ser uma alternativa promissora para atender às necessidades habitacionais das famílias de baixa renda. As principais vantagens desse sistema incluem a rapidez na construção, redução de custos, eficiência energética, menor impacto ambiental e conforto térmico e acústico. Também foram identificados desafios e limitações na implementação de construções em Wood Frame para famílias de baixa renda, tais como o acesso a financiamento, a capacitação da mão de obra e a resistência cultural em relação a novas tecnologias construtivas. Diante dos resultados e das discussões apresentadas, este estudo contribui para o avanço do conhecimento sobre as construções residenciais em Wood Frame voltadas para famílias de baixa renda, fornecendo subsídios para a formulação de políticas públicas e o aprimoramento de programas habitacionais.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14685
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Wood_Frame_MinhaCasaMinhaVida_JorgeWesleyYago_Junho_2023_v6.pdf6.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.