Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14369
Title: Arquitetura orientada a serviços e sua integração com software as a service
Authors: FENERICH, Bruno Munaretti
Advisor: NOVELLI FILHO, Aristides
type of document: Monografia
Keywords: Arquitetura orientada a serviços;Programação orientada a objetos
Issue Date: Jun-2023
Publisher: 002
Citation: FENERICH, Arquitetura orientada a serviços e sua integração com software as a service, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2023.
Abstract: A Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) é uma abordagem arquitetônica que tem como objetivo principal facilitar a integração entre diferentes sistemas e aplicações. Ela se baseia na disponibilização de serviços como elementos fundamentais do sistema, que podem ser consumidos por outros serviços ou aplicações para realizar determinadas tarefas. Cada serviço é definido por um conjunto de funcionalidades específicas que podem ser acessadas por meio de contratos de serviços, que estabelecem as regras de acesso, uso e comportamento do serviço. O Software as a Service (SaaS) é um modelo de distribuição de software em que um provedor de serviços disponibiliza aplicativos pela internet, e os usuários podem acessá-los através de um navegador web ou de um aplicativo específico. Nesse modelo, o provedor de serviços é responsável pela manutenção e atualização do software, enquanto os usuários pagam uma taxa de assinatura para ter acesso ao aplicativo. O SaaS pode ser visto como uma aplicação prática da SOA, uma vez que se baseia na disponibilização de serviços como elementos fundamentais do sistema. Ambos os conceitos compartilham a ideia de que as empresas não precisam mais desenvolver e manter seus próprios aplicativos e infraestrutura, podendo contar com provedores de serviços para disponibilizar e gerenciar esses recursos. No entanto, enquanto a SOA é uma abordagem mais geral, o SaaS é uma implementação específica que se concentra na distribuição de software como um serviço.
Service Oriented Architecture (SOA) is an architectural approach whose main objective is to facilitate the integration between different systems and applications. It is based on providing services as fundamental elements of the system, which can be consumed by other services or applications to perform certain tasks. Each service is defined by a set of specific functionalities that can be accessed through service contracts, which establish the rules for access, use and behavior of the service. Software as a Service (SaaS) is a software distribution model in which a service provider makes applications available over the internet, and users can access them through a web browser or a specific application. In this model, the service provider is responsible for maintaining and updating the software, while users pay a subscription fee to access the application. SaaS can be seen as a practical application of SOA, since it is based on providing services as fundamental elements of the system. Both concepts share the idea that companies no longer need to develop and maintain their own applications and infrastructure, but can rely on service providers to provide and manage these resources. However, while SOA is a more general approach, SaaS is a specific implementation that focuses on delivering software as a service.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14369
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ads_2023_1_brunomunarettifenerich_arquiteturaorientadaaservicos.pdf930.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.