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Title: Ganha-ganha: uma estratégia de negociação com visão sistêmica
Other Titles: Win-win: a negotiation strategy with a systemic vision
Authors: COSTA, Wellington dos Reis Galdino Flores
Advisor: PEREIRA, Maria de Lourdes Gomes
Other contributor: TAVARES, Francisco Claudio
VIEIRA, Telma Maria
type of document: Monografia
Keywords: Negociação;Estratégia organizacional
Issue Date: 10-Dec-2021
Publisher: 155
Citation: COSTA, Wellington dos Reis Galdino Flores. Ganha-ganha: uma estratégia de negociação com visão sistêmica, 2021. Trabalho de conclusão de curso (Tecnologia em Gestão Comercial) –Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba, Itaquaquecetuba -SP, 2021.
Abstract: A negociação está presente no dia a dia das pessoas, dentro das relações familiares e dentro das instituições de ensino com foco no alcance de algum objetivo. Diante das constantes e rápidas mudanças que vêm acontecendo no mundo contemporâneo, as organizações estão buscando modelos e ferramentas que as auxiliem na rápida adaptação ao meio no qual estão inseridas. Dentre essas ferramentas encontra-se técnicas em negociação com enfoque sistêmico, planejamento estratégico/tático e a aplicação do ciclo de melhoria contínua para atingir com êxito o resultado ganha-ganha de forma sistêmica. O principal objetivo neste trabalho é ligar a visão sistêmica que permite identificar os elementos que podem gerar uma negociação integrativa (ganha-ganha), analisando ambientes internos e externos em busca do melhor resultado para a empresa e os demais envolvidos. A técnica ganha-ganha tem como objetivo fornecer a melhor opção para os negociantes estabelecendo a satisfação recíproca de todas as partes, visando sempre a satisfação dos dois lados para que, no final, venha gerar uma negociação satisfatória não somente para a empresa, mas para todos os envolvidos. Essa negociação é vista a partir do direcionamento estratégico da organização, mas essa estratégia não pode ser pensada de modo isolado dos demais elementos do sistema. A empresa deve estruturar seus processos de negociação realizando análises que contenham o posicionamento da empresa diante do mercado, as competências necessárias ao negociador e as variáveis básicas evolutivas do processo de negociação a ser obtida, o grau de integração interna entre as diferentes áreas da organização e as ferramentas de negociação disponíveis. Foram feitas pesquisas descritivas e qualitativas, que permitiram caracterizar a técnica de negociação ganha-ganha na visão sistêmica e identificar quais estratégias melhor auxiliam a empresa na negociação com seus colaboradores, fornecedores, clientes e até mesmo seus concorrentes. Orienta-se uma abordagem sistêmica da negociação, baseada nos pontos considerados fundamentais para torná-la mais ampla e levá-la a relações mais duráveis.
Description: Negotiation is present in people's daily lives, within family relationships, and educational institutions aiming to achieve some goal. Given the constant and rapid changes that have been happening in the contemporary world, organizations are looking for models and tools to help them quickly adapt to the environment in which they operate. Among these tools are negotiation techniques with a systemic focus, strategic/tactical planning, and the application of the continuous improvement cycle to successfully achieve the win-win result in a systemic way. The main objective of this work is to link the systemic view that allows identifying the elements that can generate an integrative negotiation (win-win), analyzing internal and external environments in search of the best result for the company and others involved. The win-win technique aims to provide the best option for dealers, establishing mutual satisfaction for all parties, always seeking the satisfaction of both sides so that in the end it will generate a satisfactory negotiation not only for the company, but for all involved. This negotiation is seen from the strategic direction of the organization, but this strategy cannot be thought of in isolation from the other elements of the system. The company must structure its negotiation processes by carrying out analyzes that contain the company's position in the market, the skills needed by the negotiator and the basic evolutionary variables of the negotiation process to be obtained, the degree of internal integration between the different areas of the organization and the negotiation tools available. Descriptive and qualitative research were carried out and it was possible to characterize the win-win negotiation technique in the systemic view and identify which strategies can better help the company negotiate with its employees, suppliers, customers and even their competitors. A systemic approach to negotiation is oriented, based on the points considered essential to make it broader and lead to more lasting relationships.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14355
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