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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGIORDANO, João Batista-
dc.contributor.authorLUIZ, Andressa Ferreira-
dc.contributor.otherMORETTI, Nancy de Palma-
dc.contributor.otherPEREIRA, Maria Adelina-
dc.date.accessioned2023-08-07T12:21:25Z-
dc.date.available2023-08-07T12:21:25Z-
dc.date.issued2023-06-14-
dc.identifier.citationLUIZ, Andressa Ferreira. Estamparia com corantes naturais utilizando espessantes naturais, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Têxtil e Moda) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/13490-
dc.description.abstractEntre muitas artes da atualidade, a estamparia é um segmento muito importante que vem evoluindo sucessivamente com diversas técnicas e resultados diferentes. Neste trabalho é apresentado a história dos corantes naturais e a utilização do tingimento natural, a técnica de estamparia utilizando corantes extraídos de plantas, insetos e cascos de arvores tendo início nos séculos passados. Portanto decidimos desenvolver uma pesquisa sobre estamparia com corantes e espessantes naturais, apresentando a história da estamparia e tipos de estamparia. Os espessantes e suas propriedades, o que é mordente e os mordentes utilizados na pesquisa, e qual obteve melhor resultado. A pesquisa foi realizada através de estudos em sala de aula, estudo em laboratório. Foram estampados pelo método manual utilizando quadro serigráfico sobre tecidos de algodão, viscose, seda e poliamida. Os resultados mostraram que todos os espessantes tiveram bons resultados, o tecido de poliamida teve mais fixação da estampa e bom rendimento de cor sem o mordente, porém os demais tecidos tiveram resultados excelentes utilizando o ácido acético ao invés de carbonato de sódio, com o carbonato de sódio as estampas não tiveram boa fixação, baixo rendimento de cor, e baixa nitidez. A utilização dos mordentes teve um excelente resultado na fixação da estampa e do tingimento natural.pt_BR
dc.description.abstractAmong many arts today, stamping is a very important segment that has been successively evolving with different techniques and different results. This work presents the history of natural dyes and the use of natural dyeing, the printing technique using dyes extracted from plants, insects and tree hulls starting in past centuries. Therefore, we decided to develop research on printing with natural dyes and thickeners, presenting the history of printing and types of printing. The thickeners and their properties, what is a mordant and the mordants used in the research, and which one obtained the best result. The research was carried out through studies in the classroom, study in the laboratory. They were printed manually using a serigraphic frame on cotton, viscose, silk and polyamide fabrics. The results showed that all thickeners had good results, the polyamide fabric had more print fixation and good color rendering without the mordant, however the other fabrics had excellent results using acetic acid instead of ash, with ash the prints it did not have good fixation, low color yield, and low sharpness. The use of mordants had an excellent result in fixing the print and natural dyeing.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Têxtil e Modapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectEstampariapt_BR
dc.subjectCorantespt_BR
dc.subjectEspessantespt_BR
dc.subject.otherProdução Industrialpt_BR
dc.titleEstamparia com corantes naturais utilizando espessantes naturaispt_BR
dc.title.alternativePrinting with natural dyes using natural thickenerspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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