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Title: Cartilha informativa: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
Other Titles: Information booklet: attention deficit hyperactivity disorder
Authors: BERNARDES, Ana Beatriz Silva
ANDRADE, Maria Gabriela Mota de
PRADO, Rayane Cristine da Silva
Advisor: CAMPOS, Rogério Márcio Rodrigues
type of document: Artigo científico
Keywords: Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade;Informação
Issue Date: 27-Jun-2023
Publisher: 026
Citation: BERNARDES, Ana Beatriz Silva; ANDRADE, Maria Gabriela Mota de; PRADO, Rayane Cristine da Silva. Cartilha informativa: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. 2023. 14 p. Artigo. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Design Gráfico) - Etec Prof. Alfredo de Barros Santos, Guaratinguetá, SP, 2023.
Abstract: O presente artigo científico se propõe a produzir uma cartilha informativa sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O TDAH é um transtorno neurológico com origem genética que se caracteriza por desatenção, impulsividade e hiperatividade e, normalmente, se manifesta na infância e frequentemente acompanha o indivíduo durante toda sua vida, e os sintomas acabam gerando consequências psicológicas como a falta de autonomia e confiança, afeta nas atividades diárias, no convívio familiar e social e no desempenho escolar e profissional nos pacientes portadores do transtorno. Diante disso, fica mais evidente a necessidade do TDAH ser um assunto com mais relevância e ter maior alcance tendo em vista o contexto pós-pandemia, onde durante o isolamento social os indivíduos que já tinham o diagnóstico tiveram uma piora nos sintomas afetando-os ainda mais. A cartilha informativa tem como intuito ser um material informativo e educativo sobre as principais informações do TDAH tendo como público alvo crianças e adolescentes.
This scientific article proposes to produce an informative booklet on Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). ADHD is a neurological disorder with genetic origin that is characterized by inattention, impulsivity and hyperactivity and usually manifests itself in childhood and often accompanies the individual throughout his/her life, and symptoms end up generating psychological consequences such as lack of autonomy and confidence, affects daily activities, family and social life and school and professional performance in patients with the disorder. Therefore, it is more evident that the need for ADHD is a more relevant subject and to have greater scope in view of the post-pandemic context, where during social isolation individuals who already had the diagnosis had a worsening of symptoms affecting them even more. The information booklet aims to be an informative and educational material about the main information of ADHD targeting children and adolescents.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/13280
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