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dc.contributor.advisorSILVA, Fernanda Reis da-
dc.contributor.authorFELICIANO, Jéssica Cartoce-
dc.contributor.authorGONZAGA, Marylia Fernanda de R.-
dc.contributor.otherLUCCAS, Taciana Maria Lemes de-
dc.contributor.otherFERREIRA, Fabiane Rocha Rodrigues-
dc.date.accessioned2023-07-25T14:48:28Z-
dc.date.available2023-07-25T14:48:28Z-
dc.date.issued2023-06-20-
dc.identifier.citationFELICIANO, Jéssica Cartoce; GONZAGA, Marylia Fernanda de R. A influência do merchandising nas vendas de supermercados. S.P, 2023. Trabalho de conclusão de curso. (Curso superior de tecnologia em Gestão Comercial). Faculdade de Tecnologia de Assis, Prof. Dr. José Luiz Guimarães. Assis, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/13233-
dc.description.abstractO supermercado tem como foco em sua venda o consumidor final, para tanto, em meio à diversidade de marcas e produtos oferecidos ser cada vez maior e à acirrada concorrência existente nesse setor, é de suma importância o desenvolvimento e aplicação do merchandising, que promove a rotatividade do produto no PDV (Ponto De Venda). Sendo assim, o presente trabalho se propôs a identificar a importância e os efeitos do merchandising no setor supermercadista. As informações foram obtidas a partir de levantamentos bibliográficos junto a autores que dissertaram sobre setor varejista, marketing, merchandising no PDV. Ainda, realizou-se uma pesquisa de campo durante 30 dias em 4 supermercados varejistas, sendo 2 localizados na cidade de Quatá – SP, e 2 na cidade de Rancharia - SP. Verificou se que, em 3 lojas dentre as 4 avaliadas, o merchandising alavancou as vendas, ressaltando que, quanto maior a loja, maior serão os espaços concedidos para implementação do merchandising. Diante dos resultados obtidos, concluiu-se que a utilização das técnicas de merchandising é relevante para o desempenho das vendas no setor supermercadista.pt_BR
dc.description.abstractThe supermarket focuses on its sale to the final consumer, so amidst the increasing diversity of brands and products offered and the fierce competition in this sector, the development and application of techniques such as merchandising that promote product turnover at the POS (Point of Sale). Therefore, the present work aimed to identify the importance and effects of merchandising in the supermarket retail sector. The information was obtained from bibliographic surveys with authors who talk about the retail sector, marketing, merchandising at the POS and field research was carried out for 30 days in 4 retail supermarkets, 2 located in the city of Quatá – SP, and 2 in the city of Rancharia - SP. It was found that in 3 stores out of the 4 evaluated, merchandising boosted sales, emphasizing that the larger the store, the greater the spaces granted for the implementation of merchandising. In view of the results obtained, it was concluded that the use of merchandising techniques is relevant to the performance of sales in the supermarket sector.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Comercialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher275pt_BR
dc.subjectMerchandisingpt_BR
dc.subjectVarejo supermercadistapt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA influência do merchandising nas vendas de supermercadospt_BR
dc.title.alternativeThe influence of merchandising on supermarket salespt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
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