Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12948
Title: Aplicação dos conceitos de melhoria de eficiência do sistema fotovoltaico por meio de um sistema de arrefecimento
Authors: FERREIRA, Daniel Silva
SILVA, Guilherme Peruci Gomes Torres da
PEREIRA, Luiz Fernando Souza
Advisor: RIBOLLA, Adriano
Other contributor: RIBOLLA, Adriano
PAZIAN, Alexandre
AOKI, Suelly Midori
type of document: Monografia
Keywords: Eletrônica;Automóveis;Energia solar;Eficiência energética;Tecnologia;Sistemas fotovoltaicos
Issue Date: 17-Jul-2020
Publisher: 160
Citation: FERREIRA, Daniel Silva.; SILVA, Guilherme Peruci Gomes Torres da.; PEREIRA, Luiz Fernando Souza. Aplicação dos conceitos de melhoria de eficiência do sistema fotovoltaico por meio de um sistema de arrefecimento. Santo André - SP: Faculdade de Tecnologia de Santo André, 2020. 90 f. il.
Abstract: RESUMO Este trabalho de conclusão de curso tem por finalidade o estudo da aplicação de um sistema de arrefecimento para aumentar a eficiência térmica de um painel fotovoltaico por meio de um protótipo de sistema de arrefecimento, visando um aumento energético para o sistema. Os sistemas atuais têm o objetivo de transformar a radiação solar em energia elétrica por meio de placas fotovoltaicas feitas de silício. E esses sistemas têm como maior dificuldade não atingir uma grande eficiência energética. O trabalho pretende estudar e apresentar um método que aumente a eficiência das células fotovoltaicas por meio do resfriamento delas, para evitar que o aumento de temperatura devido a incidência da radiação solar prejudique a capacidade de converter a mesma em elétrica. Para se atingir o objetivo da melhoria de eficiência foi escolhido um sistema de resfriamento a base de um líquido de arrefecimento que vai refrigerar a parte inferior da célula fotovoltaica enquanto a parte superior da célula receba a radiação solar. Com este sistema de arrefecimento, serão levantados dados de comparação com um sistema fotovoltaico sem arrefecimento.
ABSTRACT This final graduation work aims to study the application of a cooling system to increase the thermal efficiency of a photovoltaic panel through a cooling system prototype, aiming at an energy increase for the system. Current systems aim to transform solar radiation into electrical energy by means of photovoltaic plates made of silicon. And these systems have a major difficulty while not achieving great energy efficiency. This work intends to study and present a method that increases the efficiency of photovoltaic cells by cooling them, in order to avoid that the increasing temperature due to the incidence of solar radiation impairs the capacity to convert it into electrical energy. To achieve the objective of improving efficiency, a cooling system based on a simple coolant system was chosen to cool the bottom of the photovoltaic cells while the top of them receives solar radiation. With this cooling system, comparison data will be collected with and without photovoltaic cooling system.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12948
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.