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Title: A gamificação no processo de gerenciamento de pessoas e projetos
Other Titles: Gamification in the people and project management process
Authors: COUTO, Atrylli Maria Nirelly Correia de
BORDON, Fellipe Henry
Advisor: BATTILANA, Rodrigo Brito
Other contributor: ALVES, Thiago Salhab
PARIZOTTO, Lucas Serafim
type of document: Monografia
Keywords: Desenvolvimento de software;Jogos de empresas;Gestão de projetos;Gestão de projetos;Treinamento de pessoal
Issue Date: 1-Dec-2022
Publisher: 004
Citation: COUTO, Atrylli Maria Nirelly Correia de, BORDON, Fellipe Henry. A gamificação no processo de gerenciamento de pessoas e projetos, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2022
Abstract: Este trabalho apresenta como finalidade a criação de um aplicativo que auxilie no processo de gerenciamento de pessoas e projetos de uma forma dinâmica e que inspire motivação aos colaboradores de uma organização, o Check Game. A principal instigação para a abordagem dessa temática foi a decorrência da pandemia por COVID-19, a qual evidenciou as dificuldades nos processos internos das empresas e forçou drásticas adaptações em diversos setores. Dessa forma, as ferramentas adotadas em encontros presenciais passaram a ser pouco eficientes pela falta de flexibilidade em processos de atividades, demonstrando limitações em questão de desempenho e produtividade, com interfaces complexas e sistemas de difícil manuseio, ocasionando em uma frustração e desmotivação pessoal nos colaboradores. Com isso, observou-se a importância da influência do gerenciamento no ambiente de trabalho e os impactos negativos na perspectiva do funcionário afetado em seu desempenho de forma psicológica. Nesse sentido, esse trabalho propõe uma alternativa aos problemas apresentados fundamentando-se nos ideais difundidos no Sistema Gamificado (interface com elementos de jogos) e nas metodologias ágeis. Tendo isso em vista, para sua elaboração foram amparadas as seguintes metodologias: framework Scrum para a gestão do tempo, ampla sondagem de dados sobre o assunto e ferramentas necessárias para a criação do sistema proposto, pesquisa de campo, visando a coleta de opiniões sobre o assunto, e a diagramação, desenvolvimento e apresentação das funcionalidades do software. Por fim, é plausível ressaltar que o trabalho atingiu as expectativas, obtendo sucesso na criação da aplicação, a qual foi testada com a ajuda de amigos e familiares dos autores deste projeto e obteve grande estimativa de êxito. Ademais, a equipe acredita que o aplicativo difunde de uma área em que é possível trazer ainda mais implementações para alcançar um nível maior de prosperidade.
This work presents the purpose of creating an application that helps in the process of managing people and projects in a dynamic way that inspires motivation to the employees of an organization, the Check Game. The main instigation for approaching this issue was the result of the COVID-19 pandemic, which highlighted the difficulties in the internal processes of companies and forced drastic adaptations in various sectors. In this way, the tools adopted in face-to-face meetings became inefficient due to the lack of flexibility in activity processes, demonstrating limitations in terms of performance and productivity, with complex interfaces and difficult-to-handle systems, causing frustration and personal demotivation in employees. With this, it was observed the importance of the influence of management in the work environment and the negative impacts from the perspective of the employee affected in their performance in a psychological way. In this sense, this work proposes an alternative to the problems presented, based on the ideals spread in the Gamified System (interface with game elements) and on agile methodologies. With this in mind, the following methodologies were supported for its elaboration: Scrum framework for time management, extensive survey of data on the subject and necessary tools for the creation of the proposed system, field research, aiming to collect opinions about the subject, and the layout, development and presentation of the software's functionalities. Finally, it is plausible to emphasize that the work met expectations, succeeding in creating the application, which was tested with the help of friends and family members of the authors of this project and obtained a high estimate of success. Furthermore, the team believes that the application spreads from an area where it is possible to bring even more implementations to reach a higher level of prosperity.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12885
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